metropoles.com

Moro manda Força Nacional para controle do desmatamento no Pará

O total de áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia bateu recorde em janeiro. Agentes atuarão até dezembro deste ano na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILSON DIAS/ AGÊNCIA BRASIL
Desmatamento na Amazônia
1 de 1 Desmatamento na Amazônia - Foto: WILSON DIAS/ AGÊNCIA BRASIL

A Força Nacional atuará no combate ao desmatamento no Pará. As equipes atuarão em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério do Meio Ambiente.

A portaria com a determinação foi publicada nesta segunda-feira (10/02/2020), no Diário Oficial da União (DOU). O texto é assinado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.

“Autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, nas ações de combate ao desmatamento ilegal da floresta Amazônica“, escreveu o ministro.

As equipes ficarão concentradas nos locais de alerta de desmatamento identificados pelo sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além disso, atuarão em atividades e serviços “imprescindíveis” à preservação da ordem pública e da “incolumidade” das pessoas e do patrimônio.

Inicialmente, os agentes da Força Nacional atuarão até 31 de dezembro de 2020. O prazo do apoio poderá ser prorrogado. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública”, salienta a portaria.

Desmatamento
O total de áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia bateu recorde em janeiro de 2020. De acordo com os dados do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter-B), do Inpe, foram emitidos alertas para 284,27 km² de floresta — maior índice para o mês desde que começou a série histórica, em 2016.

Se comparado com os dados de janeiro de 2019, quando os alertas somaram 136,21 km², houve um aumento de 108%. O número mantém a tendência já verificada de aumento no desmate: no ano passado, os alertas subiram 85% na comparação com 2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?