Moro impede que torcedores violentos assistam a jogos da Copa América
O controle fronteiriço deve impedir a entrada deles no Brasil até 7 de julho. Cinco cidades receberão partidas
atualizado
Compartilhar notícia
Torcedores estrangeiros envolvidos em casos de violência em estádios serão impedidos de acompanhar as partidas da Copa América Conmebol Brasil 2019. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, determinou que o controle fronteiriço impeça a entrada deles no Brasil. A Copa América começa em 14 de junho e se estende até 7 de julho.
Moro determinou que o controle de fiscalização migratória nos portos, aeroportos e pontos terrestres de migração aplique “a medida de impedimento de ingresso no território nacional a todo estrangeiro cujo nome conste nos sistemas de controle migratório como membro de torcida envolvido em violência em estádios”.
O ministro publicou uma portaria para regulamentar a fiscalização. “A aplicação das medidas previstas não afastará a incidência de mecanismos de cooperação jurídica internacional pertinentes, nem prejudicará o cumprimento de compromissos internacionais assumidos pelo país”, destaca o documento.
A portaria, publicada nesta segunda-feira (13/05/2019), tem validade até 7 de julho. Ao todo, 12 seleções participam do campeonato. Receberão partidas Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A diretriz, segundo o governo, é para evitar transtornos durante os jogos, como o que ocorreu em 2017, quando policiais militares lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra a torcida do Vasco após os torcedores provocarem tumulto ao final da partida contra o Flamengo no Campeonato Brasileiro.