Moro diz que fala de Kataguiri sobre nazismo foi “gafe verbal”
Apesar de reconhecer o erro, o ex-ministro da Justiça defende que afirmação não reflete os pensamentos do deputado
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-ministro da Justiça e pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) definiu a fala do deputado federal Kim Kataguiri (Podemos) durante um episódio do podcast Flow como “erro brutal” e “gafe verbal”.
O comentário de Moro ocorreu em uma entrevista para a emissora do Piauí TV Meio Norte, na quinta-feira (10/2), quando o pré-candidato fazia uma visita a Teresina.
“E isso tem que perguntar para ele. Ele já pediu desculpas. Eu acho que ele se equivocou profundamente em relação a essa fala e ele já pediu as escusas, pediu as desculpas a todas as pessoas, como tem que ser. Agora, ele tem um histórico como parlamentar. Não vamos apagar esse histórico porque ele cometeu esse erro brutal… Mas não reflete o que ele pensa, foi uma gafe verbal”, disse.
Kataguiri foi alvo de críticas em massa por ter afirmado, durante o programa com o apresentador Monark, que a Alemanha não deveria ter criminalizado o nazismo.
No vídeo publicado em suas redes sociais, ele diz não ter defendido a ideologia em si, e sim a liberdade de pensamento. “Não teve nenhuma defesa do nazismo. Pelo contrário. Ninguém tem posicionamento mais pro-Israel dentro do Parlamento do que eu”, afirmou o deputado.
“Por mais absurdo, tosco, que o sujeito defenda, não deve ser crime, porque a melhor maneira de rechaçar essa ideologia nefasta é justamente fazendo com que a ideia seja inadmissível, por meio do debate”, argumentou.