metropoles.com

Moro determina transferência dos líderes da rebelião em prisão no Pará

Em nota, o ministro da Justiça disse que ações de inteligência devem ser intensificadas e pediu que a Força Nacional fique de “prontidão”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
rebelião presídio Altamira
1 de 1 rebelião presídio Altamira - Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou transferência e isolamento dos líderes da rebelião do presídio de Altamira, no Pará, que deixou 57 mortos, nesta segunda-feira (29/07/2019). Em nota, o ministro Sergio Moro disse que ações de inteligência devem ser intensificadas e pediu que a Força Nacional fique de “prontidão”.

Segundo a assessoria do ministério, ocorreu uma reunião de emergência, no início desta tarde, com secretários e diretores da Polícia Federal e membros do ministério para discutir o assunto. Além disso, a nota afirma que Moro conversou com o governador do Pará, Helder Barbalho (DEM-PA), sobre a situação.

A rebelião dentro do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do Pará, começou por volta das 7 h desta segunda-feira (29/07/2019), devido a uma briga entre facções criminosas. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), o motim teve início quando detentos do Bloco A invadiram o anexo onde estão internos de um grupo rival. Além das vítimas, dois agentes prisionais foram feitos reféns.

Segundo o Gabinete de Gestão da Segurança Pública do Pará, foram confirmados 57 detentos mortos, sendo que 16 foram decapitados. Dez dos 16 identificados como líderes das facções criminosas que comandaram o ato irão para o regime federal, conforme tratativas realizadas entre o governador Helder Barbalho e Moro. O restante será redistribuído pelos presídios do estado.

Confira na íntegra a nota do ministério: 

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibilizou vagas no Sistema Penitenciário Federal para transferência e isolamento das lideranças criminosas envolvidas na rebelião que aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), no Centro de Recuperação Regional de Altamira e deixou mais de 50 mortos. O ministro Sergio Moro lamentou as mortes e determinou a intensificação das ações de inteligência e que a Força Nacional fique de prontidão.

O ministro da Justiça acompanha de perto a situação e conversou com o governador do Pará, Helder Barbalho, ainda na manhã desta segunda. No início da tarde foi realizada uma reunião de emergência para tratar do assunto com o secretário Nacional de Segurança Pública Adjunto, Freibergue Rubem do Nascimento; secretário-Adjunto da Secretaria de Operações Integradas, José Washington Luiz Santos; o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo; o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Furtado; e diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Fabiano Bordignon.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?