metropoles.com

Moro defende mudanças em regulação para publicidade infantil

Ministro da Justiça e Segurança Pública disse que conversou com representantes do setor, que reclamaram de regras excessivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Sérgio Moro
1 de 1 Sérgio Moro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Ao lançar uma consulta pública com o objetivo de modificar a regulamentação para propaganda destinada a crianças e adolescentes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou que é preciso “mirar na vulnerabilidade e nas consequências de uma regulação nessa área”.

Moro participou de evento sobre regulação da publicidade infantil nesta segunda-feira (03/02/2020), no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o chefe da pasta, houve reclamação do setor de publicidade de que as regras são excessivas e afastam a produção de programas para esse público. “A TV vive de publicidade”, justificou Moro, enfatizando, no entanto, que o objetivo da consulta pública é proteger crianças e adolescentes.

“O objetivo maior é proteção [desse público]”. Em portaria publicada nesta segunda-feira (03/02/2020), o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou a consulta pública, que terá participação do setor de publicidade e comunicação.

O secretário nacional do Consumidor, Luciano Benetti Timm, indicou que pretende fazer com que a legislação avance também sobre a internet, pois blogs e influenciadores digitais, muitas vezes, cometem irregularidades de forma disfarçada. Hoje, somente são regulamentados os veículos de TV, rádio e jornal.

Conforme o Metrópoles adiantou no fim do mês passado, o MJ estuda pode multar produtores de conteúdo e plataformas digitais e de streaming que não sinalizarem publicidade em vídeos voltados para crianças. Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), os valores das sanções podem chegar a R$ 9,9 milhões.

Entram na mira da Senacon especialmente os criadores de conteúdo de maior popularidade entre crianças — que vendem produtos em vídeos criados especialmente para atingir este público — e as plataformas que lucram vendendo dados para anunciantes.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?