Moro comemora nove anos da Lava Jato e diz que operação “renasceu”
Segundo o senador, a operação “renasceu” com ele, Rosangela Moro e Dallagnol no Congresso Nacional. O trio foi eleito em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o senador Sergio Moro (União -PR) comemorou nesta sexta-feira (17/3) os nove anos da operação Lava Jato, em que ele atuou enquanto juiz federal. De acordo com Moro, a operação “renasceu”.
Junto da esposa, a deputada Rosangela Wolff Moro (União-SP), e do também deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), o trio afirma que o renascimento da operação aconteceu no Congresso Nacional. Os envolvidos na operação que investigou casos de corrupção em 2014 foram eleitos para o Legislativo em 2022.
“Muitos desafios virão e seremos inflexíveis em relação ao combate à corrupção”, diz Rosângela Moro, no vídeo divulgado nesta sexta.
9 anos da Lava Jato.
Nós, brasileiros, não desistimos nunca. @SF_Moro @deltanmdImagens: Agência Brasil pic.twitter.com/JfCzmzYDuP
— Rosangela Moro (@rosangelamorosp) March 17, 2023
Instalada em março de 2014, a operação foi a maior investigação sobre corrupção realizada no Brasil. A força-tarefa revelou um vasto esquema de desvio de verbas na Petrobras e em grandes obras de infraestrutura.
Ao todo, a Lava Jato cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, prisão temporária, prisão preventiva e condução coercitiva, e descobriu um grande esquema de corrupção na Petrobras envolvendo políticos de diferentes partidos e outras empresas públicas e privadas.
Após nove anos, contudo, a força-tarefa acumula uma longa lista de arquivamentos em todas as instâncias do Judiciário. Um dos casos é o do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Renan Calheiros (MDB-AL) que tiveram, respectivamente, 23 e 19 investigações arquivadas.