metropoles.com

Moro acusa Lula de “antissemitismo” após fala sobre mortes em Gaza

Lula classificou a ação de Israel contra a Faixa de Gaza de “genocídio” e voltou a defender criação de um Estado Palestino

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt e Igo Estrela/ Metrpópoles
Foto colorida do presidente Lula e do senador Sergio Moro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente Lula e do senador Sergio Moro - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt e Igo Estrela/ Metrpópoles

O senador Sergio Moro (União-PR) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ser antissemita após o petista voltar a classificar a ação militar de Israel contra a Faixa de Gaza como “genocídio”, nesta sexta-feira (22/2).

“Nenhuma palavra sobre os reféns de Israel, nem sobre a invasão da Ucrânia, nem sobre a ditadura venezuelana. Antissemitismo explícito. Quem quiser que acredite no ‘democrata’”, escreveu Moro sobre Lula nas redes sociais.

O presidente Lula participou do lançamento da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, no Rio de Janeiro, nesta sexta, e voltou a condenar os ataques que vitimam civis em Gaza. O chefe do Executivo federal defendeu a criação de um Estado Palestino e condenou os ataques de Israel.

“Quero dizer para vocês que sou favorável à criação do estado palestino livre e soberano. Que possa esse estado palestino viver em harmonia com Israel. O que o governo de Israel está fazendo não é guerra, é genocídio porque está matando mulheres e crianças”, defendeu o petista.

Confira a declaração do presidente:

Lula x Israel

No último domingo (18/2), em viagem à Etiópia, o presidente comparou os ataques de Israel contra Gaza à morte de milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial, o Holocausto. A declaração não repercutiu bem entre autoridades israelenses e Lula foi considerado como “persona non grata” em Israel.

Nesta sexta, Lula se defendeu das críticas que vem sofrendo. “Não tentem interpretar a entrevista que eu dei na Etiópia. Leia a entrevista ao invés de ficar julgando pelo que disse o primeiro-ministro de Israel. O que está acontecendo em Israel é genocídio. E não está morrendo soldado, estão morrendo mulheres e crianças dentro do hospital. Se isso não é genocídio, eu não sei o que é genocídio”, reafirmou o presidente, no evento no Rio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?