metropoles.com

Moraes x Musk: intimação inédita via X gera dúvidas sobre prazos. Veja

Moraes exigiu que a plataforma designe um representante legal no Brasil, cumpra decisões e pague multas. Musk ironizou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida do pássaro azul, antigo símbolo do Twitter, ao lado de um celular com a imagem da letra "X", novo símbolo da plataforma - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do pássaro azul, antigo símbolo do Twitter, ao lado de um celular com a imagem da letra "X", novo símbolo da plataforma - Metrópoles - Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A intimação inédita do dono do X, Elon Musk, feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), via redes sociais, suscitou dúvidas sobre o horário em que expira o prazo de 24 horas para que Musk responda às exigências do magistrado, a fim de manter a plataforma em funcionamento.

De um lado, especialistas acreditam que, às 20h07 desta quinta-feira (29/8), encerra-se o prazo de 24 horas para que a empresa identifique um representante legal no Brasil. Foi nesse horário que o perfil oficial do STF enviou o mandado de intimação para os perfis @GlobalAffairs@elonmusk.

Por outro lado, é possível se considerar a hora de resposta de Musk ao mandado, como uma confirmação de que ele recebeu o documento, o que ocorreu à 0h56 desta sexta-feira (30/8).

O certo é que, se o X não apresentar nome do representante no Brasil e não cumprir as ordens judiciais e quitar dívidas de multas, a rede será suspensa no Brasil. O trâmite legal é: se a plataforma responder, Moraes analisa a resposta. Se não responder, o ministro pode notificar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a decisão judicial em mãos, a Anatel a encaminha para as operadoras, que executam o bloqueio, se for o caso.

Decisão via internet

Na noite desta quarta, o STF compartilhou decisão em uma publicação na própria plataforma comandada por Musk.

O novo episódio na briga entre Moraes e Musk acontece 12 dias após o X interromper as atividades no país. Na época, o bilionário afirmou que a decisão se deu devido às ameaças de prisão feitas pelo ministro do STF contra os representantes do X no Brasil, por conta de “ordens de censura”.

Dias antes, o magistrado havia determinado o bloqueio de oito contas do X, entre elas a do senador Marcos do Val (Podemos).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?