metropoles.com

Moraes tira delegado de inquérito sobre interferência de Bolsonaro na PF

Magistrado também anulou pedidos de informações de atos administrativos do atual diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afastou, nesta sexta-feira (27/8), o delegado Felipe Leal das investigações sobre uma “interferência” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Polícia Federal, abertas a partir de denúncia feita pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

Em seu despacho, o magistrado também anula pedidos de informações, feitos por Leal à PF, de atos administrativos do atual diretor-geral da corporação, Paulo Maiurino, que está à frente do cargo desde abril deste ano.

Moraes afirma que várias das providências tomadas por Leal “não estão no escopo desta investigação”. Entre tais providências, está um pedido à Procuradoria-Geral da República de um procedimento instaurado para verificar a procedência da notícia de relatórios produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e/ou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro.

“[As providências] Se referem a atos que teriam sido efetivados no comando do DPF Paulo Maiurino, que assumiu a Diretoria-Geral da Polícia Federal em 6/4/2021, ou seja, após os fatos apurados no presente inquérito e sem qualquer relação com o mesmo”, explica Moraes.

Troca de delegados

Felipe Leal queria incluir, no inquérito sobre a suposta interferência de Bolsonaro, as decisões de Maiurino que levaram à troca de delegados que atuaram em investigações sobre o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

No despacho desta sexta, Alexandre de Moraes determina que o inquérito seja remetido a Maiurino, a quem caberá designar um novo delegado para dar continuidade às investigações.

Veja a íntegra do despacho de Moraes:

Alexandre de Moraes afasta delegado de ação contra Bolsonaro by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?