metropoles.com

Moraes pede que réus do 8/1 sejam julgados em plenário virtual

O ministro encaminhou o pedido à presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro STF Alexandre de Moraes durante sessão no STF - Metrópoles
1 de 1 Ministro STF Alexandre de Moraes durante sessão no STF - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à presidente da Corte, a ministra Rosa Weber, que retome o julgamento das ações ligadas aos ataques do 8 de janeiro em plenário virtual.

A demanda encaminhada a Weber nesta segunda-feira (18/9) ainda solicita que os julgamentos sejam retomado já na próxima semana. A informação foi divulgada pela CNN e confirmada pelo Metrópoles.

Na última quinta-feira (14/9), a Corte condenou três dos primeiros réus. Os ministros sentenciaram, por maioria, Aécio Lúcio Costa Pereira e Matheus Lima de Carvalho Lazaro a 17 anos de prisão por cinco crimes. Outro réu, Thiago de Assis Mathar recebeu pena de 14 anos de prisão.

A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, no entanto, finalizou a sessão antes que o quarto réu, Moacir José dos Santos, tivesse o caso apreciado. A data de retomada dos julgamentos segue sem definição e depende de ser pautado por Weber.

Moacir, que é o único do primeiro grupo a responder em liberdade até o momento, é acusado de depredação contra o Palácio do Planalto, onde salas e obras de arte acabaram destruídas. A defesa alega que ele entrou no edifício para se proteger de bombas de gás.

Os primeiros julgamentos

Nos primeiros julgamentos, realizados na última semana, a Corte seguiu um rito específico para julgar os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. O julgamento de cada ação é iniciado pela apresentação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o caso.

Depois da PGR, é a vez de a defesa apresentar argumentos e provas sobre o réu. Na última quinta-feira (14/9), essa etapa do julgamento em plenário foi marcada por gafes e clima acalorado.

Após isso, o ministro-relator, Alexandre de Moraes, apresenta seu voto, seguido pelo ministro-revisor, Nunes Marques. Logo depois, ocorrerá a votação a partir do ministro mais recente do STF, Cristiano Zanin, até chegar ao mais antigo na Corte, o decano Gilmar Mendes. O último voto é da presidente do Supremo, Rosa Weber.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?