Moraes pede extradição do blogueiro Oswaldo Eustáquio
O ofício encaminhado por Moraes ao Ministério da Justiça foi, posteriomente, encaminhado ao Ministéerio das Relações Exteriores
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em que pede a extradição do jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio. O pedido, posteriormente, foi encaminhado ao Itamaraty, que dará andamento ao processo junto ao governo da Espanha.
Segundo o STF, a Corte, embora seja a responsável pelo pedido, não é quem cuida das tratativas junto à Espanha, uma vez que é um pedido de país para país. Assim, o pedido de extradição é feito pelo Brasil, por meio do Ministério da Justiça e do Ministério das Relações Exteriores.
No Brasil, Oswaldo Eustáquio é acusado de promover e incentivar atos antidemocráticos que pediam o fechamento do STF e do Congresso e é considerado foragido da Justiça. Em 2023, o ministro Alexandre de Moraes ainda determinou a inclusão do nome do jornalista na lista de procurados pela Interpol.
Recentemente, em agosto deste ano, a Polícia Federal esteve na casa da esposa dele, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, localizada no Lago Sul, para cumprimento de mandados de busca e apreensão.
“A medida extrema contra uma adolescente de 16 anos simplesmente por sua opinião escancara o abuso de autoridade de Moraes e do delegado Fábio Shor, que já esteve em minha casa uma vez e deixou meus filhos com medo. Mesmo assim, eu e minha família continuamos na luta pela liberdade e em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro”, afirmou Eustáquio ao Metrópoles, à coluna de Guilherme Amado, à época.
O blogueiro aguarda a resposta sobre o pedido de proteção feito ao governo da Espanha. A solicitação do bolsonarista inclui, também, os dois filhos menores.
Eustáquio alegou, ao fazer o pedido, que os filhos teriam sido vítimas de tentativas de sequestro no Brasil. Ele disse que desconhece a identidade dos criminosos.