metropoles.com

Moraes pede à PGR manifestação sobre convite de Trump a Bolsonaro

O ministro do STF Alexandre de Moraes pediu que Bolsonaro comprovasse a legitimidade do convite a fim de analisar pedido de passaporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro aperta a mão do presidente dos EUA, Donald Trump
1 de 1 Jair Bolsonaro aperta a mão do presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Alan Santos/PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de manifestação sobre a possibilidade de o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) viajar para os Estados Unidos a fim de participar da cerimônia de posse do presidente eleito, Donald Trump, em dia 20 de janeiro.

O envio ocorre após a defesa de Bolsonaro apresentar novos documentos exigidos por Moraes. O ministro pediu que fossem enviados mais comprovações sobre o convite oficial de Trump e os advogados responderam que o convite apresentado ao STF já era o oficial, enviado do e-mail do cerimonial a Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro.

O que aconteceu:

  • Alexandre de Moraes enviou à PGR os documentos para que ela se manifeste sobre pedido de Bolsonaro para ir à posse;
  • Bolsonaro teve o passaporte apreendido em operação da Polícia Federal (PF) que o investiga por suposta tentativa de golpe de Estado;
  • Desde fevereiro de 2024, o ex-presidente está proibido de sair do país;
  • A defesa de Bolsonaro pediu autorização ao STF para ir à posse de Donald Trump com a liberação de seu passaporte e apresentou e-mail com o convite;
  • Moraes pediu esclarecimento sobre o convite enviado pela defesa no pedido de liberação como também mais informações porque considerou que o pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários;
  • Os advogados responderam com o endosso de que o e-mail é verdadeiro.

Pedido da defesa

Antes de Moraes enviar os documentos à PGR, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu a pedido do ministro sobre o convite oficial para a cerimônia de Trump.

Na ação, os advogados anexaram o mesmo convite enviado a Eduardo Bolsonaro com o endereço de envio do domínio “t47inaugural.com” traduzido. Eles justificaram que esse é o “endereço oficial pertencente ao Comitê Inaugural Presidencial dos Srs. Donald J. Trump e JD Vance”. Explicaram ainda que “em eventos inaugurais presidenciais nos Estados Unidos, é prática comum a adoção de domínios específicos e temporários criados justamente para o envio de convites e comunicações formais – via e-mail”.

Além disso, os advogados ressaltaram que o convite foi datado de 8 de janeiro de 2025 e enviado por “info@t47inaugural.com” ao deputado Eduardo. “Nos EUA, diferentemente do Brasil, possivelmente por razões culturais, prestigia-se a boa-fé do declarante, in casu, de que o convite enviado por e-mail oficial do comitê representado por Donald J. Trump é verdadeiro, justamente porque mentiras ou omissões propositadas podem levar a rigorosas consequências”, alegou a defesa de Bolsonaro.

Dizem ainda que não “não há equívoco quanto à veracidade do e-mail, haja vista que ao acessar a página principal do website https://t47inaugural.com/ é possível aferir a declaração apresentada pelos Srs. Stev Witkoff e Hon. Kelly Loeffler, corresponsáveis pela Trump Vance Inaugural Committee, Inc., no sentido de possuírem a honra em liderar a organização que planejará os eventos de celebração, em 20 de janeiro de 2025, da tomada de posse de Donald John Trump e JD Vance como Presidente e Vice-Presidente dos Estados Unidos da América”, explica a defesa.

Sobre o horário e a programação do evento a ser realizado, a defesa de Bolsonaro ressaltou estar estipulado que “a cerimônia terá início no dia 18/01/2025 e término em 21/01/2025, com a posse ocorrendo precisamente no dia 20/01/2025”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?