metropoles.com

Moraes participa de última sessão na presidência do TSE nesta 4ª

A partir da próxima segunda-feira (3/6), o comando da corte passa de Moraes para Cármen Lúcia, que permanecerá no posto por dois anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
O ministro Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 O ministro Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, participa, nesta quarta-feira (29/5), da última sessão ainda na presidência da Corte Eleitoral. A partir de segunda-feira (3/6), o comando passará à ministra Cármen Lúcia.

A sessão ocorrerá na manhã desta quarta, e tem na pauta temas como fraude à cota de gênero praticada na cidade de Granjeiro (CE) e recurso apresentado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.

Moraes tomou posse como presidente do TSE em agosto de 2022, mandato que foi marcado pela condução das Eleições Gerais de 2022 e por ações de combate à desinformação e disseminação de conteúdos falsos no pleito.

Após dois anos na Corte Eleitoral, a cadeira de Moraes será passada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.

O TSE é composto, no mínimo, de sete ministros titulares. Desse total, três são provenientes do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas advindos da advocacia.

Em 7 de maio, a Corte Eleitoral escolheu Cármen Lúcia para comandar o TSE pelos próximos dois anos. Trata-se da segunda vez em que a ministra ocupa o posto, já que em 2012 tornou-se a primeira mulher a presidir o TSE.

Cármen Lúcia irá conduzir as eleições municipais que serão realizadas ainda este ano. Estima-se que, em 6 de outubro, mais de 154 milhões de eleitores compareçam às urnas eletrônicas no país, para escolher os novos representantes aos cargos de prefeito e vereador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?