metropoles.com

Moraes parabeniza Zanin por vaga no STF: “Brasil ganhará com sua atuação”

Indicado por Lula, o advogado Cristiano Zanin assumirá a vaga aberta no STF depois da aposentadoria de Ricardo Lewandowski

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Imagem colorida mostra o rosto de Alexandre de Moraes, homem branco, careca, e toga preta, em um fundo cinza. Ele olha para sua esquerda e sorri - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o rosto de Alexandre de Moraes, homem branco, careca, e toga preta, em um fundo cinza. Ele olha para sua esquerda e sorri - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), parabenizou nesta quarta-feira (21/6) o advogado Cristiano Zanin pela aprovação de seu nome para a Corte.

“Parabéns ao ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, escreveu o ministro em suas redes sociais.

Veja as manifestações de outros ministros:

Nunes Marques: “Parabenizo o Ministro Cristiano Zanin por sua aprovação pelo Senado Federal e desejo muito sucesso no desempenho da magistratura no STF”.

Luís Roberto Barroso: “Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome. Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas”.

Dias Toffoli: “É com satisfação que recebi a aprovação pelo Senado da República, por larga margem de votos, do nome do indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, Dr. Cristiano Zanin, que com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza. Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil”.

André Mendonça: “Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela aprovação no Senado. Trata-se de um jurista preparado e que tem muito a contribuir com o Sistema de Justiça em nosso país”.

Edson Fachin: “A indicação do Dr. Cristiano Zanin é gesto de deferência do Presidente da República com este Tribunal, assim como é, por parte do Senado Federal, a sua rápida aprovação. O Supremo Tribunal Federal volta a ter sua composição completa com um novo integrante para continuar honrando a missão democrática almejada pela Constituição cidadã. Ao novo Ministro os nossos cumprimentos”.

Luiz Fux: “A aprovação de Cristiano Zanin no Senado revela que ele tem a competência necessária para integrar a Suprema Corte. Será recebido de braços abertos”.

Zanin teve 58 votos favoráveis e 18 contrários no plenário. Ele precisava do apoio de, ao menos, 41 dos 81 senadores para assumir a vaga no STF. Agora, o presidente da República poderá nomear Zanin ao cargo.

Como foi a sabatina na CCJ

O advogado foi alvo de uma série de perguntas sobre sua proximidade com Lula, já que atuou na defesa do ex-presidente na Operação Lava Jato. Questionado sobre a relação com o agora presidente da República, Zanin disse que “não será subordinado” ao petista. O advogado também ressaltou que se considera “absolutamente na condição” de exercer a vaga no STF. Ele ocupará a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

“Sinto-me absolutamente na condição de exercer esse cargo, atuar com imparcialidade. Uma das marcas da minha carreria foi a busca da imparcialidade”, pontuou.

Zanin também foi questionado pelo senador Sergio Moro (União-PR) se teria sido padrinho de casamento de Lula. O advogado negou. Admitiu que estabeleceu uma relação próxima com o presidente “ao longo do tempo”, mas disse que nunca foi convidado para ser padrinho de casamento do petista.

O futuro ministro do STF declarou que tratará Lula com “imparcialidade”, e destacou que “um ministro do STF só está condicionado à Constituição”.

O ex-advogado de Lula também afirmou que não irá se declarar impedido de julgar processos que envolvam a Lava Jato. “Em um passado recente, quase tudo o que funcionava em varas especializadas criminais, muitas vezes, recebia a etiqueta da Lava Jato. Isso não é, para mim, um critério para um controle jurídico, mas, sim, aquele que a lei prevê, que é analisar as partes e o conteúdo”, argumentou.

Entre os assuntos abordados na sabatina, estão: igualdade salarial, liberação de drogas, regulamentação da imprensa, casamento homoafetivo, legalização do aborto e Marco Temporal.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?