Moraes parabeniza Zanin por vaga no STF: “Brasil ganhará com sua atuação”
Indicado por Lula, o advogado Cristiano Zanin assumirá a vaga aberta no STF depois da aposentadoria de Ricardo Lewandowski
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), parabenizou nesta quarta-feira (21/6) o advogado Cristiano Zanin pela aprovação de seu nome para a Corte.
“Parabéns ao ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, escreveu o ministro em suas redes sociais.
Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhara com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) June 21, 2023
Veja as manifestações de outros ministros:
Nunes Marques: “Parabenizo o Ministro Cristiano Zanin por sua aprovação pelo Senado Federal e desejo muito sucesso no desempenho da magistratura no STF”.
Luís Roberto Barroso: “Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome. Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas”.
Dias Toffoli: “É com satisfação que recebi a aprovação pelo Senado da República, por larga margem de votos, do nome do indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, Dr. Cristiano Zanin, que com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza. Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil”.
André Mendonça: “Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela aprovação no Senado. Trata-se de um jurista preparado e que tem muito a contribuir com o Sistema de Justiça em nosso país”.
Edson Fachin: “A indicação do Dr. Cristiano Zanin é gesto de deferência do Presidente da República com este Tribunal, assim como é, por parte do Senado Federal, a sua rápida aprovação. O Supremo Tribunal Federal volta a ter sua composição completa com um novo integrante para continuar honrando a missão democrática almejada pela Constituição cidadã. Ao novo Ministro os nossos cumprimentos”.
Luiz Fux: “A aprovação de Cristiano Zanin no Senado revela que ele tem a competência necessária para integrar a Suprema Corte. Será recebido de braços abertos”.
Zanin teve 58 votos favoráveis e 18 contrários no plenário. Ele precisava do apoio de, ao menos, 41 dos 81 senadores para assumir a vaga no STF. Agora, o presidente da República poderá nomear Zanin ao cargo.
Como foi a sabatina na CCJ
O advogado foi alvo de uma série de perguntas sobre sua proximidade com Lula, já que atuou na defesa do ex-presidente na Operação Lava Jato. Questionado sobre a relação com o agora presidente da República, Zanin disse que “não será subordinado” ao petista. O advogado também ressaltou que se considera “absolutamente na condição” de exercer a vaga no STF. Ele ocupará a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski.
“Sinto-me absolutamente na condição de exercer esse cargo, atuar com imparcialidade. Uma das marcas da minha carreria foi a busca da imparcialidade”, pontuou.
Zanin também foi questionado pelo senador Sergio Moro (União-PR) se teria sido padrinho de casamento de Lula. O advogado negou. Admitiu que estabeleceu uma relação próxima com o presidente “ao longo do tempo”, mas disse que nunca foi convidado para ser padrinho de casamento do petista.
O futuro ministro do STF declarou que tratará Lula com “imparcialidade”, e destacou que “um ministro do STF só está condicionado à Constituição”.
O ex-advogado de Lula também afirmou que não irá se declarar impedido de julgar processos que envolvam a Lava Jato. “Em um passado recente, quase tudo o que funcionava em varas especializadas criminais, muitas vezes, recebia a etiqueta da Lava Jato. Isso não é, para mim, um critério para um controle jurídico, mas, sim, aquele que a lei prevê, que é analisar as partes e o conteúdo”, argumentou.
Entre os assuntos abordados na sabatina, estão: igualdade salarial, liberação de drogas, regulamentação da imprensa, casamento homoafetivo, legalização do aborto e Marco Temporal.