Moraes parabeniza Lewandowski por ministério: “Brilhante jurista”
Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE, elogiou o novo ministro da Justiça: “Pessoa com espírito público incomparável”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, parabenizou Ricardo Lewandowski pelo novo cargo como ministro da Justiça e Segurança Pública. O nome do ministro aposentado para a chefia da pasta foi anunciado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (11/1). O jurista assume o lugar de Flávio Dino, que deixa a pasta para ocupar uma vaga no Supremo.
Moraes usou o X para comentar o anúncio. No post, elogiou o colega aposentado de Supremo o chamando de “brilhante jurista” e “pessoa com espírito público incomparável”.
Veja:
“Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski pelo novo e honroso cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo muito sucesso”.
Também ministro do STF, Dias Toffoli, comentou o anúncio.
“A escolha do ministro Ricardo Lewandowski para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública foi muito sábia e feliz. Mais do que talhado para os desafios do cargo, ele é maior que a própria cadeira que vai ocupar, o que é raro. Isso demonstra sua generosidade, humildade e vocação de homem público voltado ao bem comum da sociedade e demonstra o seu amor ao nosso país, ao nosso Brasil. Desejo a ele toda a sorte do mundo, pois, todos os outros atributos ele os tem de sobra”, disse.
Gilmar Mendes completou: “Recebo com alegria a indicação do ministro Ricardo Lewandowski. Durante os seus 17 anos de STF, fui testemunha do seu brilhantismo. Lewandowski sempre soube enfrentar, com muita coragem, os mais complexos desafios na Corte. Coragem essa que também foi vista quando o ministro assumiu a presidência do STF em um dos períodos mais conturbados de nossa história. Eu tenho a plena convicção de que o Ministério da Justiça está em boas mãos. Desejo a ele boa sorte na nova missão”.
Além de Moraes, elogios de Lula
Ao informar que Lewandowski será o novo ministro da Justiça, Lula ressaltou ser um dia “muito feliz”: “Quero dizer ao povo brasileiro que ele vai ganhar com essas duas escalações — uma na Suprema Corte (com a ida Dino), e a outra na Justiça”, declarou Lula.
Lewandowski se reuniu com Lula e Dino no Palácio da Alvorada, nessa quarta-feira (10/1), para os últimos detalhes da nomeação como novo ministro da Justiça. O convite e o anúncio foram formalizados após reunião no Planalto, nesta quinta.
Segundo o chefe do Executivo federal, Lewandowski tomará posse em 1º de fevereiro. Flávio Dino, por sua vez, assume a vaga no Supremo em 22 de fevereiro.
Durante o anúncio, Lula também frisou que o novo titular da Justiça e Segurança Pública terá liberdade para montar o próprio time na pasta, em meio ao impasse sobre o futuro do secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli. Segundo o petista, ele não tem o hábito de interferir nos cargos dos ministérios.
“Eu digo para pessoa: ‘Monta o seu governo. Quando você estiver com o governo montado, você me procure que eu vou ver se tenho coisas contrárias a alguém ou alguma indicação a fazer’”, declarou durante o anúncio.