metropoles.com

Moraes: oposição fará coleta pública de apoio para pedir impeachment

Grupo vai abrir uma página na internet para reunir assinaturas até 7 de setembro. Pedido deve ser protocolado em 9 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Senador Eduardo Girão (Novo-CE)
1 de 1 Senador Eduardo Girão (Novo-CE) - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Ao lado de senadores e deputados da oposição, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) anunciou nesta quarta-feira (14/8) que o “superpedido” de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes preparado pelo grupo vai coletar assinaturas públicas em um site na internet, ainda a ser disponibilizado.

A ideia é primeiro coletar o máximo de assinaturas que conseguirem de deputados e depois fazerem o apelo ao público geral. Os senadores só assinam com apoio, mas não como autores do pedido, porque é no Senado que o pedido de impeachment pode andar, e em caso de assinaturas de senadores, aqueles que assinarem, podem serem considerados impedidos de votarem ou participarem da investigação em caso de abertura do processo.

O plano da oposição é coletar apoios até 7 de setembro e protocolar o pedido em 9 de setembro, uma segunda-feira.

“O Senado precisa cumprir seu dever constitucional. A Constituição nos dá a prerrogativa de fazer investigações sobre ministros do Supremo Tribunal Federal”, disse Girão em entrevista a jornalistas.

Os senadores da oposição ainda não se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir o tema. Dizem que querem primeiro demonstrar uma mobilização popular em torno do tema antes de apelarem para que Pacheco acate o pedido. Só o presidente do Senado pode dar andamento a um processo de impeachment contra um ministro do STF.

Pacheco não vai abrir nenhum processo

Como mostrou o Metrópoles, Pacheco deve arquivar um eventual pedido de impeachment que seja apresentado contra Moraes. Senadores próximos a Pacheco consideram que a chance de ele aceitar um pedido de impeachment do ministro com base nas informações divulgadas é mínima.

Pacheco também é um crítico de alguns pontos da atuação de ministros do STF, mas nada que o faça endossar um pedido de impeachment – ao menos com o que foi divulgado até agora.

Entretanto, a reportagem da Folha, admitem esses mesmos senadores, será usada para pressionar o próximo presidente do Senado a se comprometer com essa possibilidade já na eleição, que ocorrerá no começo de 2025.

O que diz a reportagem

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo revelou mensagens trocadas por Airton Vieira e Marcos Vargas com pedidos extraoficiais de Moraes a integrantes do setor de combate à desinformação do TSE.

Segundo a matéria, Moraes pedia para o setor da Corte Eleitoral elaborar materiais que embasariam suas decisões no inquérito das fake news, que tramita em outro tribunal, o Supremo.

Em nota, o gabinete de Moraes sustentou que não houve irregularidades nos pedidos feitos pelo ministro a órgãos do TSE durante a investigação dos inquéritos das fake news e lembrou que a Corte Eleitoral tem poder de polícia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?