metropoles.com

Moraes nega vínculo entre motorista e aplicativo de transporte

Moraes julgou que as relações entre motorista e aplicativo “mais se assemelha” às condições previstas na lei do transportador autônomo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
uber 1
1 de 1 uber 1 - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (24/5) que exista vínculo entre motorista e aplicativo de transporte. A decisão foi tomada com a cassação de decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, de Minas Gerais, que reconheceu o vínculo entre um motorista e o aplicativo Cabify.

O ministro cassou o acórdão da Justiça do Trabalho e determinou a remessa do processo para a Justiça comum. Moraes julgou que as relações entre motorista e aplicativo “mais se assemelha” às condições previstas na Lei nº 11.442/2007, do transportador autônomo. Ou seja, os motoristas de cargas são donos, sócios ou arrendatários do veículo utilizado.

O magistrado também considerou que a decisão anterior ignorou sentenças proferidas pelo STF. No Tribunal Superior do Trabalho (TST), há precedentes nos dois sentidos: pelo reconhecimento do vínculo, em decisão da 3ª Turma; e rejeitando o pedido de vínculo, em decisão da 4ª Turma.

2 imagens
1 de 2

Giovanna Bembom/Metrópoles
2 de 2

Felipe Menezes/Metrópoles

No processo, a relação de vínculo foi negada na 31ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte em abril de 2022. Em junho do mesmo ano, a 11ª Turma do TRT-3 determinou, por maioria de votos, o reconhecimento do vínculo entre o motorista e a Cabify.

A empresa entrou com uma reclamação, argumentando que o tribunal havia ignorado o entendimento da Corte sobre a validade de “outras formas de contratações civis, diversas da relação de emprego”. A Cabify não atua mais no Brasil desde meados de 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?