metropoles.com

Moraes faz gesto de degola em sessão do TSE e bolsonaristas reclamam na rede

No TSE, ministro Alexandre de Moraes passou o dedo em frente ao pescoço. Militância e filho de Bolsonaro questionam o gesto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
moraes TSE
1 de 1 moraes TSE - Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, está sendo cobrado nas redes bolsonaristas por um gesto que fez em sessão da Corte na terça-feira (27/9). Durante voto de uma colega, o magistrado olha para algo que não é enquadrado pela câmera da transmissão e passa o dedo indicador direito na frente do pescoço. Para os críticos, foi um gesto simbolizando degola.

Veja a cena:

O gesto é questionado por perfis como o do vereador carioca Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República e candidato à reeleição, que tem uma relação institucional turbulenta com Moraes.

4 imagens
Postagem de juíza bolsonarista
Comentarista conservador também reclamou
Rodrigo Constantino questiona gesto
1 de 4

Postagem de Carlos Bolsonaro

Reprodução/Twitter
2 de 4

Postagem de juíza bolsonarista

Reprodução/Twitter
3 de 4

Comentarista conservador também reclamou

Reprodução/Twitter
4 de 4

Rodrigo Constantino questiona gesto

Reprodução/Twitter

Moraes faz o gesto logo após passar a palavra para a ministra Maria Claudia Bucchianeri. No momento que aparece na imagem, os ministros votavam a proibição do uso dos palácios presidenciais em lives eleitorais, o que aumenta a desconfiança dos bolsonaristas.

Os ministros deferiram, por 4 votos a 3, a liminar do ministro Benedito Gonçalves que vedou os vídeos nas dependências de prédios públicos. O plenário considerou que o uso do espaço fere a isonomia entre os candidatos pelo fator “icônico”. A consideração é que é preciso separar a questão política da questão eleitoral. A Maria Claudia Bucchianeri foi uma das que discordaram.

O Metrópoles questionou a assessoria do ministro Alexandre de Moraes sobre a motivação do gesto, mas não houve resposta oficial.

A reportagem apurou com fontes ligadas ao ministro, porém, que o gesto não tinha nenhuma relação com o julgamento e seria uma espécie de brincadeira de Moraes com um assessor que demorou a passar uma informação que ele havia pedido. Assessores dos ministros ficam sentados no auditório, em frente a eles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?