metropoles.com

Moraes estipula hora e local para Daniel Silveira colocar tornozeleira

Em nova decisão, o ministro do STF determinou que o equipamento deverá ser instalado às 15h desta quinta-feira (31/3), em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Daniel Silviera, fala no Plenário da Câmara dos Deputados. Ele passou a noite na casa na tentativa de não precisar colocar tornozeleira eletrônica a mando do ministro do STF, Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Daniel Silviera, fala no Plenário da Câmara dos Deputados. Ele passou a noite na casa na tentativa de não precisar colocar tornozeleira eletrônica a mando do ministro do STF, Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Embora a defesa do deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) tenha tentado marcar, via Supremo Tribunal Federal (STF), horário, data e local para instalação de tornozeleira eletrônica no parlamentar, o ministro Alexandre de Moraes fez novas determinações nesta quinta-feira (31/3).

O ministro do STF decidiu que a instalação do “equipamento de monitoramento eletrônico no réu Daniel Silveira, nos termos da medida cautelar imposta por meio das decisões de 25/3/2022 e 30/3/2022, deverá ser realizada no dia de 31/3/2022, às 15h, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal”.

No documento assinado eletronicamente, o magistrado pede que sejam intimados o superintendente Regional da Polícia Federal e o secretário de Estado de Administração Penitenciária, para imediato cumprimento da decisão.

Veja despacho:

Despacho Alexandre de Moraes by Manoela Alcântara on Scribd

A nova medida determinada por Moraes nesta quinta sobrepõe outra decisão do próprio ministro, dada na quarta-feira (30/3). No documento, Moraes havia passado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a responsabilidade sobre definir dia, horário e local para a fixação da tornozeleira em Silveira.

O ministro também caracterizou a conduta de Daniel Silveira, que pernoita na Casa para não ser detido, como “estranha e esdrúxula” e afirmou que o deputado usa o Parlamento como “covil de réus foragidos da Justiça”.

Entenda o caso

No sábado (26/3), Moraes determinou que Silveira voltasse a usar tornozeleira eletrônica e também o proibiu de participar de eventos públicos. Além disso, o parlamentar não poderia se ausentar do Rio de Janeiro, salvo para ir a Brasília para exercer seu mandato de deputado federal. O ministro acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Moraes cobrou a instalação imediata do equipamento, e o deputado negou o cumprimento da ação na terça-feira (29/3). No plenário da Casa, Silveira afirmou que só sairia de dentro da Câmara quando for pautada a proposta para sustar a Ação Penal nº 1.044, proposta contra ele, e chamou Moraes de “sujeito medíocre”.

“Eu falo em tribuna: não será acatada a ordem do Alexandre de Moraes enquanto a Casa não deliberar. Quem decide isso são os deputados. Alexandre: cumpra a Constituição”, acrescentou.

O parlamentar pernoitou na Câmara, para que a instalação do equipamento não seja feita. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu marcar o julgamento do caso no plenário da Corte para o dia 20 de abril.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), defendeu, nesta quarta-feira (30/3), que o plenário da Casa é “um ambiente inviolável” e, portanto, a Polícia Federal não estaria autorizada a colocar a tornozeleira eletrônica no parlamentar.

À noite, Moraes determinou multa ao parlamentar e a defesa cedeu pedindo horário, data e local para instalação da tornozeleira. Durante a manhã desta quinta-feira, Moraes proferiu a nova decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?