metropoles.com

Moraes encaminha à PGR pedido de afastamento contra ministro da Defesa

Ministro do STF deu 5 dias para a Procuradoria-Geral da República se manifestar, a partir de pedido feito pelo deputado Marcelo Calero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realiza abertura da XV Conferência de Ministros de Defesa das Américas
1 de 1 Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realiza abertura da XV Conferência de Ministros de Defesa das Américas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedido de afastamento do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. Moraes solicita que a PGR se manifeste sobre o pedido feito ao STF pelo deputado Marcelo Calero (PSD-RJ). O prazo para resposta é cinco dias.

A petição protocolada pelo deputado ocorre no âmbito do inquérito que apura milícias digitais antidemocráticas. No documento, Calero aponta diversas manifestações nas quais o ministro da Defesa coloca em dúvida o processo eleitoral no Brasil.

Os questionamentos incluem notas do Ministério da Defesa que mencionavam inconsistências nas urnas e fraudes nas eleições. Vale ressaltar, porém, que tais comunicados não apresentavam qualquer argumento que certificasse ou colocasse em dúvida o processo eleitoral.

Calero argumentou que a permanência do ministro no cargo coloca em risco a ordem constitucional e o Estado Democrático de Direito, além de atentar contra integridade física dos cidadãos que seriam “incentivados, quase que involuntariamente”, a apoiar a ruptura constitucional.

Veja post no Twitter:

O Inquérito nº 4.874 foi instaurado a partir de indícios e provas da existência de uma organização criminosa, com forte atuação digital, que se articularia em diversos núcleos – político, de produção, de publicação e de financiamento –, com a finalidade de atentar contra a democracia e o Estado de Direito no país.

Impeachment

Mais cedo, ainda na quarta (16/11), um grupo de advogados protocolou no STF outro pedido de impeachment contra o general Paulo Sérgio Nogueira.

Os advogados alegam que o militar cometeu crime de responsabilidade ao divulgar a nota do Ministério da Defesa que não reconhece e coloca em xeque o resultado da eleição presidencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?