metropoles.com

Moraes determina prisões de Oswaldo Eustáquio e youtuber bolsonarista

Bismark Fugazza, do canal Hipócritas, e Eustáquio têm inflamado atos que pedem intervenção militar após a vitória de Lula nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bismark Fugazza e Oswaldo Eustáquio
1 de 1 Bismark Fugazza e Oswaldo Eustáquio - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou as prisões do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio e de Bismark Fugazza, youtuber e sócio do canal Hipócritas, também bolsonarista. Os dois têm inflamado atos que pedem intervenção militar após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano.

A decisão é da semana passada, mas a Polícia Federal (PF) ainda não localizou os investigados.

Eustáquio é investigado no inquérito que apura atos antidemocráticos contra a Suprema Corte e chegou a ser preso em 2020. O bolsonarista estaria descumprindo as condições impostas pela Justiça para conceder a sua liberdade.

Ao Metrópoles, o advogado do blogueiro afirmou que não recebeu a notificação, mas, desde já, adianta: “A ordem é ilegal, inconstitucional e abusiva”. Ele afirmou ainda que não sabe onde está Eustáquio: “A última vez que vi foi num aviãozinho com o pessoal do Hipócritas”.

Circula nas redes bolsonaristas um vídeo de Eustáquio e Bismark a bordo de um avião, ao lado de Paulo Souza, também do Hipócritas. Na filmagem, eles afirmam estar indo para “a missão mais importante” de suas vidas, mas não revelam o destino.

Bismark é investigado por incentivar os atos golpistas contra a posse de Lula. No Instagram, o youtuber compartilha mensagens a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e pró-intervenção das Forças Armadas.

5 imagens
Bismark Fugazza é investigado por incitar atos antidemocráticos
Moraes determinou libertação do youtuber Bismark Fugazza
Jornalista Oswaldo Eustáquio
Oswaldo Eustáquio acompanha troca de bandeira em Brasília
1 de 5

Fugazza e Eustáquio convocam manifestantes para o Alvorada

Reprodução
2 de 5

Bismark Fugazza é investigado por incitar atos antidemocráticos

Reprodução
3 de 5

Moraes determinou libertação do youtuber Bismark Fugazza

Reprodução
4 de 5

Jornalista Oswaldo Eustáquio

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Oswaldo Eustáquio acompanha troca de bandeira em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles

Atos antidemocráticos

Bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições têm promovido diversas manifestações antidemocráticas desde a derrota do atual mandatário nas urnas. Os extremistas bloquearam estradas e montaram acampamentos próximos a instalações militares com o objetivo de pressionar por intervenção.

Além disso, os manifestantes se envolveram em dois episódios de violência na capital federal nos últimos 30 dias. Em um deles, bolsonaristas tentaram invadir a sede da Polícia Federal contra a prisão do Cacique Serere, investigado por incitar atos em diversos pontos de Brasília.

Atentado a bomba

Nesse sábado (24/12), a polícia prendeu o empresário George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, após armar uma bomba nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. O empresário disse ter gastado cerca de R$ 160 mil em armas e R$ 600 em dinamite antes de sair de Xinguara (PA) para a capital federal, onde participava de atos em frente ao QG do Exército desde 12 de novembro.

No último dia 15, o ministro Alexandre de Moraes autorizou mais de 80 mandados de busca e apreensão e de prisão contra bolsonaristas. Ele ainda determinou a quebra de sigilo bancário e o bloqueio de contas de dezenas de empresários bolsonaristas suspeitos de financiarem atos antidemocráticos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?