metropoles.com

Moraes: “Democracia não permite confundir paz e união com impunidade”

Presidente do TSE, Moraes discursou durante ato em alusão ao marco de um ano após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida mostra discurso do ministro Alexandre de Moraes sobre os bolsonaristas que invadiram a Praça dos 3 Poderes no dia 8 de janeiro de 2023 em ato no Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra discurso do ministro Alexandre de Moraes sobre os bolsonaristas que invadiram a Praça dos 3 Poderes no dia 8 de janeiro de 2023 em ato no Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez um discurso pedindo a união dos brasileiros e a defesa das instituições, durante o ato no Congresso Nacional em alusão ao marco de um ano após os ataques de 8 de janeiro de 2023, nesta segunda-feira (8/1).

Na fala, o ministro afirmou que a “democracia venceu”, e ela não “nos permite confundir paz e união com impunidade”. Moraes também aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem à ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, que estava na Presidência da Corte durante os ataques antidemocráticos.

9 imagens
1 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 9

Marina Ramos / Câmara dos Deputados
3 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
4 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 9

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
7 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
8 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
9 de 9

Ministro Alexandre de Moraes, desconsiderou decisão da PGR e citou MP do Espírito Santo

Igo Estrela/Metrópoles

“A democracia venceu. O Estado Constitucional prevaleceu. Neste 8 de janeiro, um ano após a frustrada tentativa de golpe de Estado, me parece necessário reafirmar três questões, em relação ao passado, ao presente e ao futuro. Em relação ao passado, não só o momento de resiliência e força das nossas instituições, mas a união de toda a nossa sociedade em defesa da democracia”, declarou.

O presidente do TSE afirmou que este é o momento de lembrar a união do país e, nesse sentido, destacou a presença dos chefes dos Poderes durante a solenidade no Congresso.

“Hoje também é momento de reafirmar para o presente que somos um único povo, que brasileiros e brasileiras devem estar no centro de todas as instituições. A democracia não nos permite confundir paz e união com impunidade.”

Ato no Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os demais chefes de Poderes conduzem, nesta segunda-feira (8/1), um ato em defesa da democracia, no Congresso Nacional, em alusão ao marco de um ano após as invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.

Há um ano, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitaram a derrota nas eleições de 2022 invadiram e depredaram as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

A solenidade começou por volta das 15h, no Salão Negro do Congresso Nacional. Participam do evento os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; do STF, Luís Roberto Barroso; e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também está presente o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Clique aqui para acompanhar a transmissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?