metropoles.com

Moraes dá 5 dias para X enviar informações sobre representante legal

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, também deu 48 horas para que órgãos do governo federal atualizem a situação cadastral do X no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metropoles @weyalves_
STF supremo tribunal federal rede social ex twitter X Elon Musk bloqueio brasil Metropoles 1
1 de 1 STF supremo tribunal federal rede social ex twitter X Elon Musk bloqueio brasil Metropoles 1 - Foto: <p>Wey Alves/Metropoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu, neste sábado (21/9), o novo prazo para a rede social X apresentar mais informações que comprovem a regularidade da representação legal da empresa no país.

Moraes deu 48 horas para que órgãos do governo (Receita Federal, Banco Central, Polícia Federal, Anatel e Secretaria Judiciária) atualizem a situação cadastral da rede social no Brasil.

Além disso, o ministro da Suprema Corte estabeleceu o prazo de cinco dias para o próprio X enviar documentos sobre a indicação da nova representante legal.

Na noite dessa sexta-feira (20/9), o X, do bilionário sul-africano Elon Musk, informou que a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova voltará a representar a rede social no Brasil.

Anteriormente, Moraes havia dado 24 horas para que o site esclarecesse essa contratação.

“A decisão judicial proferida em 19/9/2024 – para que os advogados comprovassem, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a regularidade e validade da representação legal da empresa X Brasil Internet Ltda. […] não foi devidamente cumprida, como apontam as justificativas apresentadas aos autos”, destaca trecho de nova decisão.

Mesmo com a indicação do representante legal, o X segue suspenso em todo o Brasil. Aqueles que acessarem a plataforma podem ser multados pelo STF.

Novos prazos para o X

Prazo de 48 horas para as seguintes providências a seguir:

  • Receita Federal e Banco Central informarem a situação legal da empresa no país;
  • Polícia Federal (PF) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviarem relatórios sobre a continuidade de acesso de brasileiros à plataforma X, por meio de instrumentos tecnológicos, para calcular a multa a ser aplicada à rede social; e
  • Secretaria Judiciária do próprio STF informar a multa acumulada pelo X e indicar quais as ordens judiciais pendentes de cumprimento.

Prazo de cinco dias para o envio dos seguintes itens:

  • Procurações societárias originais outorgadas pelo X nos Estados Unidos (EUA) e pela T.I. Brazil Holdings à nova representante legal no Brasil – Rachel Villa Nova Conceição; e
  • Documentação emitida pela Junta Comercial de São Paulo comprovando que a advogada é a nova representante legal do X no Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?