metropoles.com

Moraes ordena prisão preventiva de homem que ameaçou ministros do STF

Morador de Belo Horizonte, Ivan Rejane disse em vídeo: “Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
foto colorida em estúdio de tiro de Ivan Rejane, homem que ameaçou ministros do STF e Lula
1 de 1 foto colorida em estúdio de tiro de Ivan Rejane, homem que ameaçou ministros do STF e Lula - Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acatou o pedido da Polícia Federal (PF) e ordenou a prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, 46 anos, homem que ameaçou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros da Corte.

O homem foi preso temporariamente no dia 22 de julho, em Belo Horizonte (MG). Na terça passada (25/7), a prisão foi prorrogada por mais cinco dias, a pedido da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR). A prisão preventiva, ordenada nesta segunda, não tem prazo definido de duração.

Na decisão desta segunda-feira (1º/8), o ministro afirma que a manutenção da prisão é “a única medida capaz de garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal, especialmente com o prosseguimento da perícia técnica, capaz de apontar com maior precisão a extensão e níveis de atividade da associação criminosa que se investiga”.

“É importante ressaltar que, somente com a restrição de liberdade foi possível interromper a prática criminosa, pois o investigado, no mesmo dia de sua prisão, divulgou vídeo com novos ataques ao Supremo Tribunal Federal, no qual debochou da possibilidade de ser preso”, destacou o ministro.

“Prende ele, Xandão, ele é um dos líderes dos movimentos antidemocráticos do 7 de setembro’. Que vacilão, hein, irmão. Tá com medo, o cu ta piscando, não passa nem um cabelo”, disse Ivan, em vídeo, logo após o ministro ordenar sua prisão em julho.

 

“Vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”

Em outro vídeo para promover manifestações bolsonaristas em 7 de setembro de 2022, Ivan cita nominalmente os ministros do STF e faz ameaças. “Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”, afirmou ele.

Em outra gravação  que circula pelas redes sociais ele diz: “Se eu fosse vocês, Barroso, Fux, Fachin, Moraes, Lewandowski, Mendes, eu ficava nos Estados Unidos, em Portugal, na Europa, na puta que te pariu. Até vocês duas, vadias, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Sumam do Brasil”.

Na decisão desta segunda, Moraes argumenta que a prisão preventiva é uma “medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública” por haverem “fortes indícios” de que o investigado integra associação criminosa.

Decisão de Alexandre de Moraes sobre prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto by Metropoles on Scribd

Veja a decisão que manteve o homem preso preventivamente:

 

No domingo (31/7), a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defendeu a transferência de Ivan Rejane para prisão domiciliar, sob o argumento de que apenas o uso de tornozeleira eletrônica seria “suficiente” para garantir a segurança da investigação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?