metropoles.com

Moraes compartilha com CGU inquéritos das milícias, fake news e joias

Moraes atendeu a requerimento da própria CGU para ter acesso às investigações em curso e que são correlatas aos atos de 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
1 de 1 Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), compartilhou informações de inquéritos que tramitam na Corte e envolvem fakes news, milícias digitais, 8 de janeiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), joias e entre outros com a Controladoria-Geral da União (CGU). Moraes atendeu a requerimento da própria CGU para ter acesso às investigações em curso.

Por meio de ofícios, a CGU alegou que, diante de indícios de envolvimento direto ou indireto dos agentes públicos federais nos atos de 8 de janeiro de 2023, bem como fatos correlatos, requeria acesso, inclusive, às apurações relacionadas ao controle de vacinas (PET nº 10.405) e à entrada de joias doadas pela Arábia Saudita e tentativas de reavê-las (PET nº 11.645) em trâmite na Corte.

Pediu ainda acesso ao Inq. nº 4.781/DF, que apura a prática de crimes de denunciações caluniosas e ameaças contra o STF; ao de nº 4.874/DF, que apura a existência de milícias digitais; ao que trata de vazamento de dados de operações da Polícia Federal; ao dos atos golpistas de 8 de janeiro, tanto de executores quanto de incitadores; e das investigações que apuram uso indevido da ferramenta First Mile na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

“O STF já se manifestou no sentido de inexistir óbice à partilha de elementos informativos colhidos no âmbito de inquérito penal para fins de instrução de outro procedimento contra o mesmo investigado”, informou Moraes na decisão.

A CGU deverá manter o sigilo das referidas investigações e somente poderá compartilhá-las mediante prévia autorização do STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?