Moraes autoriza senador Eduardo Girão a visitar presos por atos de 8/1
O ministro do STF atendeu a pedido do senador para conferir condições dos que ainda permanecem presos na Papuda e na PFDF
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a entrada do senador Eduardo Girão (Novo) a visitar o Complexo Penitenciário da Papuda e a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, em data a ser definida pela juíza da Vara de Execuções Penais. O objetivo é visitar e averiguar as condições dos presos pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
No despacho, Moraes afirma ter deferido requerimento formulado pelo parlamentar e autoriza a visita em “caráter estritamente pessoal, não extensivo, sob nenhum pretexto ou condição, a terceiros acompanhantes”.
A decisão será encaminhada à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) e à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.
A decisão faz parte de uma série de visitas de parlamentares autorizadas por Moraes. Diversos congressistas membros da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) já foram à Papuda visitar os presidiários.
Os pedidos são feitos ao STF a fim de checar as condições dos que ainda estão presos depois de ocuparem a Esplanada dos Ministérios e invadirem os prédios da administração federal, em Brasília. As depredações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) ocorreram no domingo de 8 de janeiro. O ato era um protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.