metropoles.com

Moraes autoriza retirada de tornozeleira para que ré do 8/1 dê à luz

O parto está programado para o início de junho, e a gravidez é considerada de alto risco. Moraes atendeu pedido da defesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida dos atos antidemocráticos - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida dos atos antidemocráticos - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a retirada de tornozeleira eletrônica de ré por envolvimento nos ataques do 8 de Janeiro que está grávida. A decisão atende demanda da defesa da gestante, que pedia a retirada do equipamento para que ela desse à luz.

“Determino a flexibilização das medidas cautelares e autorizo a retirada temporária do equipamento de monitoramento eletrônico a partir de 1º/6/2024, durante o período inicialmente necessário para a realização da cirurgia e pós-operatório”, determinou o ministro.

Alexandre de Moraes ainda dispensou Fabyana Alves dos Santos Pinheiro, a ré, de comparecer semanalmente perante o juízo fiscalizador, durante o período necessário para a realização do procedimento e recuperação.

O parto, que será por cesariana, está programado para o início de junho, e a gravidez é considerada de alto risco, informou a defesa. A advogada de Fabyana ainda anexou documento assinado por médica obstetra, que afirma que a permanência da tornozeleira poderá interferir no monitoramento da paciente.

O pedido foi protocolado no Inquérito nº 4.921, que investiga autores intelectuais e instigadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A defesa afirma que a mulher é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e que a marcação da data do parto está condicionada à autorização para a remoção da “tornozeleira durante o procedimento cirúrgico, bem como pelo período puerperal subsequente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?