metropoles.com

Moraes autoriza investigação contra Daniel Silveira por ligação ao 8/1

Ministro atendeu a pedido da PF, que está em sigilo. Moraes também autorizou investigação acerca de dinheiro encontrado na casa de Silveira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O bolsonarista e ex-deputado federal Daniel Silveira
1 de 1 O bolsonarista e ex-deputado federal Daniel Silveira - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou abertura de investigação contra o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB) por suposta ligação com os atos de 8 de janeiro. Na ocasião, os prédios dos Três Poderes foram depredados e houve uma tentativa de golpe de Estado. Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), que está em sigilo.

Silveira também terá que explicar a origem de R$ 257 mil apreendidos na casa dele pela Polícia Federal quando foi preso por não cumprir medidas cautelares.

O ex-deputado foi preso em 2 de fevereiro, na casa dele em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A decisão do STF foi motivada pelo descumprimento de centenas de medidas cautelares definidas pelo órgão — entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar as redes sociais.

Silveira perdeu o foro privilegiado por não ter sido eleito. Ele se candidatou ao Senado pelo Rio de Janeiro, em outubro, e recebeu 1,5 milhão de votos, mas não se elegeu.

Multas

O ex-parlamentar acumula multa no valor de quase R$ 4,4 milhões por violar medidas cautelares — como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de usar as redes sociais e a concessão de entrevistas.

O argumento do ministro Alexandre de Moraes para prender Daniel Silveira foi de que ele desrespeitou medidas cautelares impostas pela Suprema Corte em, pelo menos, 175 oportunidades.

No documento, o ministro afirmou que Silveira danificou o equipamento de monitoração eletrônica que estava sob sua responsabilidade, além de reiterar os ataques comumente proferidos contra o Supremo e, no período eleitoral, contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?