metropoles.com

Moraes autoriza Bolsonaro a ir à missa de 7º dia da mãe de Valdemar

Moraes ressalvou que Bolsonaro deve cumprir as medidas cautelares em vigor e não falar com Valdemar sobre investigações em curso no ST

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de autoridades, concede coletiva de imprensa no aeroporto de Brasília Metropoles 7
1 de 1 Ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de autoridades, concede coletiva de imprensa no aeroporto de Brasília Metropoles 7 - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a participar da missa de sétimo dia da mãe do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto. Bolsonaro fez o pedido para ir à homenagem, que ocorrerá na segunda-feira (9/12), às 18h, em Mogi das Cruzes (SP), com a garantia de que cumprirá as medidas cautelares em vigor e não falará com Valdemar sobre investigações em curso contra ambos.

Bolsonaro e Valdemar estão proibidos de manter contato desde 8 de março, data em que Moraes autorizou a Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF). Agora, Moraes considerou a excepcionalidade do pedido e concedeu a possibilidade de Bolsonaro comparecer à missa de sétimo dia.

O ministro, no entanto, friou que Bolsonaro deve manter a promessa de sua defesa e não descumprir sua decisão. “Em face da excepcionalidade do pedido e da afirmação da defesa (“o peticionário compromete-se expressamente a cumprir de forma rigorosa todas as restrições impostas pelas medidas cautelares em vigor, abstendo-se de manter qualquer diálogo acerca das investigações em curso, reafirmando, assim, seu pleno respeito às determinações judiciais”),  autorizo Jair Messias Bolsonaro a manter contato com o investigado Valdemar Costa Neto, na citada missa do sétimo dia”, decidiu o ministro.

Moraes ainda ressaltou em sua decisão que não há qualquer restrição à locomoção de Bolsonaro em território nacional. O que existe é a proibição dele manter contato com os demais investigados de um mesmo processo.

Moraes tinha autorizado Bolsonaro a ir ao velório e enterro da mãe de Valdemar, mas o ex-presidente não conseguiu porque a decisão ocorreu em horário próximo ao do evento.

Na decisão sobre o velório, Moraes também fez uma ressalva com relação ao possível encontro entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do Partido Liberal. Moraes deixou claro que a permissão ocorreu em razão da excepcionalidade da demanda e da afirmação da defesa de Bolsonaro de que estaria comprometido “a não manter quaisquer conversas sobre as investigações em curso”.

Como mostrou o Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, o ex-presidente Jair Bolsonaro enviou sua esposa, Michelle Bolsonaro, para representá-lo no velório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?