metropoles.com

Moraes ameaça bloquear Telegram se app não apresentar novo representante legal

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que o representante indicado pela empresa informou não trabalhar mais para o Telegram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagens Moraes colorida de Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 imagens Moraes colorida de Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (26/5), que o aplicativo Telegram apresente um representante legal em até 24h. Caso a demanda não seja cumprida, o app será suspenso no país por 48h, inicialmente, e terá de pagar multa de R$ 500 mil.

Na decisão, o ministro afirma que o representante indicado pela empresa – Alan Campos Elias Thomaz – informou que não trabalha mais para o Telegram desde 14 de maio.

“O Telegram indicou Alan Campos Elias Thomaz como representante legal no Brasil, informando, ainda, que continuará ‘construindo e reforçando nossa equipe brasileira’, o que resultou, no período que se seguiu, na regular intimação da empresa para o cumprimento de diversas decisões judiciais desta Suprema Corte, incluindo o bloqueio de perfis que divulgam conteúdo ilícito e, inclusive, o pagamento de multa”, destacou Moraes.

“Não obstante, após a instauração deste inquérito, Alan Campos Elias Thomaz informou que ‘o declarante, bem como o escritório Campos Thomaz e Meirelles Advogados, incluindo todos os seus sócios e advogados, não mais prestam assessoria jurídica ao Telegram no Brasil, desde 14/05/23’. Efetivamente, o causídico apresentou diversas petições informando a renúncia dos poderes anteriormente conferidos a ele e não há notícia de que o Telegram tenha indicado qualquer outro representante no Brasil”, completou.

A determinação faz parte do inquérito que investiga a empresa por disparar mensagens contra o PL das Fake News.

Em nota ao Metrópoles, o Telegram informou que recentemente nomeou Leonardi Advogados como seu novo
representante oficial no Brasil. “Inclusive, em 25 de maio, o Telegram apresentou múltiplos requerimentos com essa nova procuração nos casos atualmente em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF)”, diz o aplicativo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?