metropoles.com

Moraes abre inquérito contra Allan dos Santos por forjar mensagens

A Polícia Federal vai investigar caso em que Allan dos Santos é acusado de forjar mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Allan dos Santos veste traje social
1 de 1 Allan dos Santos veste traje social - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instauração de inquérito para apurar a conduta do blogueiro e extremista Allan dos Santos no caso em que ele é acusado de forjar mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva. Caberá à Polícia Federal fazer as investigações.

Na mesma decisão, Moraes ainda intimou a empresa X (antigo Twitter) para que, no prazo de duas horas, bloqueie o perfil de Allan dos Santos na rede social, responsável pela publicação das notícias fraudulentas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Do mesmo modo, intimou a empresa Meta para que faça o bloqueio em duas horas da conta dele no Instagram, também sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

O inquérito é aberto após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar favoravelmente ao pedido da jornalista. A defesa de Dal Piva pediu, em 27 de junho, que Moraes determinasse uma perícia nas mensagens que Allan dos Santos atribuiu a ela para atacá-la.

Em 21 de junho, o ativista bolsonarista publicou mensagens falsamente atribuídas a Dal Piva, nas quais ela citava um suposto plano do ministro do STF Alexandre de Moraes para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Allan está foragido desde outubro de 2021, quando o ministro do STF Alexandre de Moraes expediu um mandado de prisão contra ele no âmbito do inquérito das milícias digitais. Atualmente, o extremista mora nos Estados Unidos, que negou o pedido de extradição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?