metropoles.com

Moradores teriam pulado as janelas para fugir do incêndio em SP

A informação foi dada pelas próprias vítimas à ex-BBB Nayara de Deus, uma das primeiras a chegar no local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Screenshot_34-horz
1 de 1 Screenshot_34-horz - Foto: Arquivo Pessoal

Uma das primeiras a chegar nas proximidades do edifício incendiado, no Largo do Paissandu em São Paulo (SP), a ex-BBB Nayara de Deus usou os stories do seu perfil no Instagram, para registrar relatos importantes de moradores que conseguiram fugir do prédio em chamas.

A madrugada de hoje me trouxe de volta ao movimento por moradia de SP. Infelizmente vinculado a uma tragédia que pude lhes noticiar por meio dos meus stories, em primeira mão. Antes que qualquer veículo da imprensa tivesse sentido os primeiros sinais de fogo que queimavam os pertences de cada morador que ocupou aquele edifício. Vocês puderam me avaliar por meio de uma jornada televisionada ao longo de um mês no BBB18. Um mês dentro da minha estória de 33 anos de vida. Por isso, certamente não sabem que há mais de um ano uso o jornalismo solidário pelo movimento de moradia. Porque a luta de cada um de seus integrantes: é também minha. Honro com a despesa do meu aluguel há 14 anos, sozinha. Despesa esta que jamais foi leve mas, que parece mais pesada de 3 anos para cá com a crise que fez as notas azuis de R$100, de repente, parecerem com as rosadas notas de R$10. O centro de São Paulo vive um dos momentos mais tenebrosos da especulação imobiliária. Não querem mais pessoas iguais a mim vivendo o centro da cidade. Por isso, luto para me manter aqui. Mesmo que para tanto eu corriqueiramente emende semanas e finais de semanas sem cessar em jornadas malucas de trabalho. Enquanto na Constituição seria um dever do Poder Público garantir moradia às camadas mais necessitadas da sociedade, há mais de 300 mil imóveis abandonados por seus proprietários na cidade. E pouquíssimos projetos a fim de sanar o déficit habitacional existente. Portanto, cada morador do edifício que nesta madrugada ruiu, me representa. Porque o movimento por moradia é RESISTÊNCIA. Se pouco ou, quase nada é feito pelo contribuinte, eu fico com os trabalhadores que tomam o patrimônio abandonado. Público, ou, privado. (Sim! Não são vagabundos. São trabalhadores!). Quando, gente? Quando as autoridades políticas se sensibilizarão com cada guerreiro de nosso amado Brasil nos campos da Educação, Saúde, Segurança e Habitação?!? Basta! O Brasil que queremos para nós, não é o Brasil que as autoridades políticas querem nos dar. Vibremos para que as mães e pais do extinto edifício consigam, com rapidez, um abrigo para seus filhos. Fotos: Nayara de Deus #moradia #habitação #habitacion #frentedelutapormoradia

Uma publicação compartilhada por Nayara de Deus (@nayaradedeusoficial) em

“Larguei tudo lá. Saí com a roupa do corpo”, afirmou um morador do nono andar, identificado apenas como Osires. O homem e outras vítimas da tragédia assistiam ao trabalho dos bombeiros e contaram que algumas pessoas pularam pela janela.

 

De acordo com Osires, os moradores ocupavam até o 10º andar da antiga instalação da Polícia Federal. Cerca de 90 famílias estavam no local na hora em que o incêndio teve início.

“Estava dormindo, eu não sei como foi o início do incêndio porque eu só ouvi uns estrondos tipo barulho de botijão. Quando abri minha porta já estava caindo tudo. Só peguei minha minha neta e minha filha e saí”, lamentou a vendedora. “Deixei minha vida lá”, disse Fabiana, outra vítima que teve o relato coletado pela ex-BBB.

 

4 imagens
"Larguei tudo lá. Saí com a roupa do corpo", afirmou uma das vítimas
"O público continua atônito com esse prédio que existia aqui. São mais de cinco horas tentando conter o fogo", relatou a sister
Nayara  acompanhou os desdobramentos do trabalho dos bombeiros até o início da manhã desta terça-feira (1/5)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?