metropoles.com

Moradores denunciam violência da PM durante ação de despejo em Goiânia

Policiais atiraram bombas de feito moral, usaram sprays de pimenta e queimaram as barracas utilizadas como abrigo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
goias ação de despejo goiania
1 de 1 goias ação de despejo goiania - Foto: Reprodução

Goiânia – Uma ação de despejo desabrigou mais de 100 pessoas no Setor Estrela Dalva, na região Noroeste de Goiânia, na noite desse sábado (19/6). Segundo os moradores, a Polícia Militar (PMGO) esteve no local e agiu de forma truculenta durante a remoção das famílias, com uso de bombas de efeito moral e sprays de pimenta, além de incendiarem as barracas utilizadas como abrigo.

Veja o vídeo:

As famílias, que alegaram que sairiam do local de forma pacífica, denunciam ainda que os policiais não aguardaram a organização das pessoas, para que pegassem os seus pertences. Segundo os moradores, uma criança desmaiou e um idoso ficou ferido durante o despejo, mas nenhum deles recebeu atendimento. Após a ação, membros da ocupação ficaram sem ter onde passar a noite. Como as barracas usadas pelos ocupantes foram queimadas, algumas famílias fizeram uma fogueira para se esquentar do frio.

Na manhã deste domingo (20/6), os policiais voltaram ao local e usaram gás lacrimogêneo, novamente, para afastar os ocupantes do lugar. A líder do movimento, Cinthia Nicassia, foi detida. Segundo o advogado Vitor Sousa de Albuquerque, a mulher foi acusada de invadir terras do município e poderá cumprir pena de 6 meses a 3 anos de prisão. Para ser liberada, ela deve pagar fiança.

De acordo com a prefeitura, a área onde ocorria a ocupação é privada e a gestão municipal não tem ligação com a ação de despejo. A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social informou que está se deslocando para o local para dar proteção social básica às famílias abrigadas ali. “Reiteramos também que as equipes de abordagem e acolhimento estão atentos e acompanhando o caso, para solucionar o acolhimento das famílias caso surja despejo, o que não aconteceu, ainda”, diz trecho de nota enviada ao portal Mais Goiás.

O Metrópoles entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Goiânia e da Polícia Militar, mas até o fechamento desta matéria não recebeu retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?