metropoles.com

Paraisópolis: novo vídeo mostra PM batendo em moradores e rindo

Em imagens enviadas por moradores, é possível ver o PM sorrindo após as agressões, cometidas 43 dias antes da tragédia de domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yago Sales/Esp. para o Metrópoles
PARAISOPOLIS-21
1 de 1 PARAISOPOLIS-21 - Foto: Yago Sales/Esp. para o Metrópoles

Novos vídeos enviados por moradores de Paraisópolis à Record TV mostram um policial militar agredindo jovens com uma barra enquanto andam por um beco da comunidade. O agente atinge as pessoas nas mãos, nas pernas e na barriga.

Nas imagens, o PM aparece sorrindo após as agressões. Em outro vídeo, é possível ouvir disparos na região e alguém grita que “vai morrer todo mundo”.

Os vídeos foram encaminhados para a Polícia Militar. Em nota oficial, a PM afirma que as cenas foram gravadas no dia 19 de outubro, também em Paraisópolis, durante uma operação para impedir a realização do baile funk. O soldado, que não teve o nome divulgado pela corporação, pertence ao batalhão (16º) daquela região e foi afastado depois da análise das imagens e de uma apuração inicial.

No último domingo (01/12/2019), operação semelhante resultou na tragédia que deixou 9 mortos em Paraisópolis. A Ouvidoria das polícias Civil e Militar pediu e obteve o afastamento de seis agentes envolvidos na operação.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, em coletiva de imprensa, que as políticas de repressão a bailes funk não vão mudar no estado. Doria ainda sustentou, mesmo antes do avançar das investigações, que a letalidade não foi provocada pela PM, e sim por bandidos que invadiram a área onde estava acontecendo o baile funk. “É preciso cuidado para não inverter o processo”, alegou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?