Moradores de duas cidades de MG são evacuados por risco em barragens
Sirenes tocaram na madrugada desta sexta (8/2) em Barão de Cocais e em Itatiaiuçu. Regiões têm barragens da Vale e da ArcelorMittal
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores de duas cidades de Minas Gerais foram evacuados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8/2). As sirenes tocaram em Barão de Cocais e em Itatiaiuçu, municípios que ficam a 80 quilômetros de Belo Horizonte.
Em Itatiaiuçu, as pessoas foram levadas para um hotel, após soar a sirene que monitora a barragem da empresa ArcelorMittal. Segundo o sargento Leandro Faria, do 2º Pelotão de Bombeiros de Itaúna, que fica a 32 quilômetros de Itatiaiuçu, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2h, por medida de precaução após riscos estruturais da mina.
No município de Barão de Cocais, a sirene responsável por monitorar a barragem da Vale soou por volta das 5h. A informação é da Prefeitura da cidade.
“Diante de observações e monitoramentos realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura”, diz nota da Prefeitura no Facebook.
“Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio.”
Barão de Cocais em alerta, mais um barragem da @valenobrasil com grandes riscos de rompimento, pessoas estão sendo retiradas de suas casas. @g1 @radioitatiaia @RedeGlobo @globominas @Bombeiros_MG pic.twitter.com/6y4odrMnCy
— Anderson (@Anderson_1708) 8 de fevereiro de 2019
A Prefeitura de Barão de Cocais ressalta que o procedimento está sendo realizado por precaução. Com base em informações da administração municipal, os moradores estão sendo encaminhados ao ginásio poliesportivo da cidade.