Moradores de 157 bairros em Goiânia reclamam nas redes: “48h sem água”
Segundo a Saneago, problema em Goiânia é de grande complexidade. Previsão é de que seja resolvido nesta segunda (29/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – As mensagens se multiplicam nas redes sociais: “48 horas sem água na cidade toda, Saneago tá de parabéns”; “Pedro Ludovico desde sábado sem água”; “Alguém aí esperando a água voltar pra poder fazer número 2?“; “Palhaçada, desde ontem de manhã sem poder cozinhar fazer necessidade básicas”. Esses são alguns dos comentários de internautas sobre a falta de água que atinge a capital goiana e Aparecida de Goiânia, na região metropolitana, desde o último sábado (27/5).
De acordo com a concessionária de serviços de saneamento básico em Goiás, a Saneago, técnicos trabalham para resolver a interligação de uma adutora, problema de grande complexidade. Segundo a empresa, uma questão técnica inviabilizou a conclusão do trabalho, que foi anunciado na sexta-feira (26/5).
Em nota encaminhada ao Metrópoles, a Saneago informou que a previsão é de que o problema seja resolvido ainda nesta segunda-feira (29/5).
“A Saneago informa, sobre a conclusão da interligação da adutora Senac/Celg, que é de grande complexidade, houve uma questão técnica na montagem, e ainda não foi viável a finalização do serviço. Os técnicos da companhia seguem trabalhando ininterruptamente para concluir a manutenção. A previsão é que o sistema de abastecimento de água seja normalizado ao longo desta segunda-feira (29)”.
157 bairros
Conforme a concessionária, dos 641 bairros da capital, 157 estão sem água. No entanto, o desabastecimento atinge áreas nobres e super populosas da cidade, como os setores Jardim Goiás, Jardim América, Setor Bueno e Setor Marista, conhecidos pela quantidade de construções coletivas, como os grandes prédios da cidade.
A Saneago não soube informar quantas pessoas foram afetadas.
De acordo com o aviso feito pela empresa, o trabalho a ser feito pela empresa no final de semana seria a primeira etapa de interligação da nova adutora Senac/Celg à adutora do mesmo trecho – que já está em operação –, duplicando o volume de água tratada que abastece bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, atendidas pelo Sistema João Leite.
“Para a execução do serviço, o bombeamento de água tratada será desligado às 19h de sábado (27), com previsão de retomada do sistema no domingo (28), às 16h”, dizia o comunicado.
“A maioria das atividades será executada no período noturno, visando minimizar o impacto no sistema. No entanto, haverá falta de água em algumas regiões de Goiânia e Aparecida de Goiânia, atendidas pelo Sistema João Leite”, dizia o documento.
Além de residências e estabelecimentos comerciais, o principal posto de vacinação da cidade foi fechado temporariamente, em decorrência da falta de água.