Moradores apontam pintura semelhante a uma suástica em parque
Prefeitura de Porto Alegre alega que desenho estava no projeto original do parque e não será alterado
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul foram às redes sociais pedir que a prefeitura da cidade altere a pintura no piso de uma praça no Parque da Redenção. A crítica é de que o desenho se assemelha a uma suástica, símbolo nazista.
Em uma das publicações, o professor Felipe Kirst Adami, da Universidade Federal do Estado (UFRGS) questionou a escolha da pintura. “Um símbolo nazista em um parque na Alemanha da década de 1930 ou 1940? Não! O piso de um recanto no lado do Parque da Redenção, em plena Porto Alegre do século XXI! Qual prefeitura nazista fez essa coisa esdrúxula? Melo? Marchezan? Fortunatti?”, escreveu.
Ele ainda comenta das cores escolhidas, preto e vermelha, tons usados na propaganda nazista. “Tentaram disfarçar um pouco nos traços, mas não disfarçaram nas cores, e de alguns ângulos a coisa fica explícita!”, disse.
Veja mais postagens:
Este lugar da foto é o parque da Redenção que teve um quilombo de ex-escravizados e fica no coração do bairro judaico do Bom Fim em Porto Alegre, e o que a prefeitura faz no piso? Isso mesmo, mete uma suástica com as cores do III Reich! pic.twitter.com/9TpThpRxCD
— paralelepípedo de crack (@nietzsche4speed) October 13, 2021
Em nota enviada ao jornal gaúcho GZH, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre afirmou que o desenho foi refeito em fevereito de 2020 e, por isso, a pintura original ficou mais evidente e chamou atenção.
No entanto, destacaram que o piso, incluindo as cores, fazem parte do projeto do parque e não será alterado.