metropoles.com

Morador encontra onça-parda dentro de casa no interior de São Paulo

Assustado, o homem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que usou uma armadilha para capturar o animal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
onça-parda
1 de 1 onça-parda - Foto: Reprodução/Twitter

Um morador levou um grande susto ao chegar em casa e encontrar, no interior do imóvel, uma onça-parda, neste domingo (19/3), em Bastos, cidade do interior de São Paulo. O animal, também conhecido como suçuarana, estava no corredor interno da residência, que dá acesso ao quintal.

Assustado, o homem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que usou uma armadilha para capturar o animal. O felino, um exemplar jovem, com cerca de 50kg, foi examinado por um veterinário, que o considerou apto para retornar à natureza. A onça foi solta em uma área de matas, em Quatá, cidade vizinha.

Embora tenha se tornado rara em algumas regiões do Sudeste brasileiro, a onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Estudo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostrou que, no Estado de São Paulo, com a redução das matas, seu habitat original, o felino acabou se adaptando aos canaviais.

Há um mês, os bombeiros resgataram uma onça-parda em pleno centro da cidade de Lins, na região noroeste paulista. Ainda no final de fevereiro, uma onça-parda foi flagrada pelas câmeras “passeando” em um condomínio fechado, em Salto.

Jiboia
Na sexta-feira (17), uma jiboia de 1,5m invadiu a garagem de uma casa, em Pedreira, na região de Campinas. Na tentativa de capturar o réptil, um bombeiro civil da Brigada de Emergência da cidade foi atacado pela cobra. Ferido no braço, o homem foi levado para um hospital e recebeu atendimento.

A jiboia não é animal peçonhento, ou seja, não injeta veneno nas vítimas, mas a mordida pode transmitir bactérias. Conforme a brigada, a cobra estava agitada porque os moradores a acuaram com paus, antes da chegada dos bombeiros. O réptil foi solto em um bosque da cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?