metropoles.com

Moody’s altera perspectiva da nota de crédito do Brasil para positiva

Índice da agência e classificação de riscos Moody’s serve para sinalizar aos investidores onde é mais seguro aplicar o dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Imagem de painel da Bolsa de Valores Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem de painel da Bolsa de Valores Brasil - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

A Moody’s, agência de classificação de riscos, alterou a perspectiva da nota de crédito do Brasil de “estável” para “positiva”, mas manteve a nota de crédito em Ba2 — o chamado “grau especulativo”, que indica um risco maior para investimentos internacionais.

O relatório foi publicado nesta quarta-feira (1º/5) no site da agência. Esse índice serve para sinalizar aos investidores onde é mais seguro aplicar o dinheiro.

“A mudança da perspectiva para positiva é sustentada pela avaliação da Moody’s de que um crescimento mais robusto, combinado com um progresso contínuo, embora gradual, em direção à consolidação fiscal, pode permitir a estabilização do peso da dívida do Brasil. Contudo, existem riscos para a execução por parte do governo da consolidação orçamental contínua”, destaca trecho do relatório.

Em nota, o Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, confirmou a alteração da agência de rating. De acordo com a pasta, essa é “a primeira movimentação da Moody’s desde 2018, quando houve a mudança de perspectiva de negativa para estável”.

“Ocorrendo a efetivação da mudança da nota de crédito, o Brasil estará a um degrau de voltar a possuir grau de investimento, um marco significativo para os indicadores de estabilidade econômica do país”, informa o Tesouro Nacional.

Crescimento real do PIB do Brasil, diz agência

No relatório, a agência avalia que “as perspectivas de crescimento real do PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil são mais robustas do que nos anos pré-pandemia”. Ainda de acordo com a análise, essa percepção vem ancorada à “implementação de reformas estruturais em múltiplas administrações, bem como pela presença de barreiras de proteção institucionais que reduzem a incerteza em torno da direção política futura”.

A Moody’s espera que o crescimento real do PIB brasileiro fique, em média, próximo aos 2% em 2024 e 2025. Essa projeção segue a mesma linha do que foi traçado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), da Fazenda, que indicou um PIB na casa dos 2,2%, no ano de 2024.

Para a agência, o desempenho econômico do Brasil surpreendeu “positivamente” em 2022 e 2023 devido à “forte produção agrícola, apoiada por uma colheita recorde e pela expansão fiscal”.

A Moody’s ainda prevê um crescimento generalizado nos próximos anos em setores como indústria e serviços.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?