Monotrilho da CPTM ao aeroporto de Guarulhos será entregue em 2024
Monotrilho no Aeroporto de Guarulhos, que fará trajeto em seis minutos, terá capacidade para transportar 4 mil passageiros por hora
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – As obras da construção de um monotrilho que irá fazer a interligação entre o aeroporto e a Linha 13 – Jade, da CPTM, devem ser finalizadas no começo de 2024. Em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (22/2), o governador João Doria confirmou o início imediato da obra.
O monotrilho terá capacidade de transportar 4 mil passageiros por hora, e cerca de 50 mil por dia. O trajeto do monotrilho contará com quatro paradas, com o tempo previsto de seis minutos no deslocamento. A linha 13 – Jade fará uma interligação com o monotrilho do Aeroporto de Guarulhos, que levará o passageiro até os terminais 1, 2 e 3.
“O ir e vir nesses terminais será gratuito”, explicou o governador.
O projeto do monotrilho pela atual gestão começou em janeiro de 2019, quando os estudos para ampliar a linha Jade foram iniciados. Atualmente, para fazer o trajeto, o passageiro precisa pegar um ônibus.
“Me envergonhava ver um metrô para o Aeroporto o Internacional de Guarulhos que não chegava até lá”, disse o governador.
O investimento da obra é uma parceria do governo de São Paulo e do governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, com investimento privado da GRU Airport, avaliado em R$ 272 milhões.
O Aeroporto de Guarulhos é o maior terminal do Brasil e da América Latina, concentrando 20% do movimento aerobrasileiro.