Monkeypox: Goiânia confirma mais cinco casos de varíola dos macacos
Segundo informações da SMS, outros 14 casos suspeitos são monitorados pelo órgão. Transmissão comunitária foi descartada
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A cidade de Goiânia chegou a nove casos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, após a confirmação de outras cinco contaminações. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde da capital goiana, outros 14 casos suspeitos são monitorados pelo órgão.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia confirmou o aumento no número de casos. “O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) está em investigação de todos os casos confirmados e os pacientes estão em isolamento”, diz o órgão.
Ainda de acordo com a SMS, os dois primeiros pacientes confirmados da doença na capital já receberam alta médica.
Até a última terça-feira (19/7), eram apenas quatro casos na capital e dois em Aparecida, na região metropolitana de Goiânia. Porém, o número saltou para nove confirmações e as suspeitas passaram de oito para 14.
Os diagnósticos da doença demoram aproximadamente 15 dias para sair, pois a análise só é feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Secretaria também tem feito treinamentos frequentes com toda a equipe de saúde sobre vigilância, atendimento e diagnóstico para varíola dos macacos.