metropoles.com

Monark sofre novo revés na Justiça e segue sem monetização em canal

Após sugerir a criação e legalização de um partido nazista no Brasil, Monark teve seu canal no YouTube desmonetizado e redes sociais retidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fotografia colorida de Monark
1 de 1 Fotografia colorida de Monark - Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve, em decisão unânime, a desmonetização do canal de Bruno Aiub, conhecido como Monark, no YouTube. O streamer perdeu o direito de arrecadar recursos através da plataforma quando sugeriu, durante participação num episódio do podcast Flow, a legalização e criação de um partido nazista no Brasil.

A decisão, proferida pela 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, parte do entendimento de que liberdade de expressão não é um direito absoluto e irrestrito. Monark também teve suas contas retidas nas redes sociais, como Twitter e Instagram. A apologia ao nazismo é crime, como determina a Lei 7.716/1989.

Em tentativa de reverter a situação, ele acionou o Judiciário para anular a penalidade aplicada pela plataforma de vídeos do Google. Porém, não teve sucesso tanto na primeira instância como na segunda.

Monark tentou escapar da penalidade alegando que a fala sobre o nazismo ocorreu em outro canal, o que não foi acatado pela plataforma. Além disso, o influenciador alega ter se desculpado e demonstrado publicamente arrependimento sobre o ocorrido. O youtuber chegou a dizer que estava “bêbado”.

Entenda o caso

Tudo começou em fevereiro de 2022, quando Aiub disse: “Acho que tinha que ter um partido nazista reconhecido pela lei”. A fala ocorreu numa entrevista com os deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (Podemos-SP), organizado num canal que, na época, tinha 3,6 milhões de seguidores somente no YouTube.

Igor 3K, ex-dupla de Monark no Flow Podcast, chegou a estimar que a empresa perdeu aproximadamente R$ 8 milhões em contratos firmados após a declaração do colega.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?