metropoles.com

MJSP pede a nomeação de 80 policiais penais após fugas em Mossoró

A requisição foi feita ao Ministério da Gestão após determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SENAPPEN/Divulgação
Policial faz ronda em penitenciária federal do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Policial faz ronda em penitenciária federal do Brasil - Metrópoles - Foto: SENAPPEN/Divulgação

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, requisitou, em ofício, a nomeação de 80 Policiais Penais Federais para realizar o reforço no Sistema Prisional Federal. A solicitação ocorreu após a determinação do ministro da pasta, Ricardo Lewandowski.

O pedido faz parte das medidas tomadas pelo MJSP após a fuga de dois prisioneiros da Penitenciária Federal em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, na quarta-feira (14/2). Almeida Neto, sobre o ocorrido, ressaltou que o episódio “mais do que evidenciar a imperatividade de readequação e modernização dos procedimentos de segurança internos, lança luz sobre a necessidade de se promover a recomposição dos quadros da Secretaria Nacional de Políticas Penais, hoje deficitário”.

O secretário-executivo encaminhou o ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelas nomeações, em que explica a necessidade de reforço para enfrentar as organizações criminosas que têm ganhado força e colocado o sistema prisional brasileiro em risco.

Ele destaca que reforço efetivo na Força Penal Nacional (FPN) é necessário para “coibir, de forma efetiva e eficiente, quaisquer tentativas de evasão que possam vir a ser arquitetadas e orquestradas pelos líderes das organizações criminosas”.

Almeida Neto comentou, ainda, que é importante que a Força Penal Nacional tenha um efetivo maior e permanente à disposição do Ministério da Justiça, para “executar atividades e serviços cruciais para a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio no sistema penitenciário brasileiro” e que a FPN é um “instrumento efetivo e necessário para o enfrentamento das organizações criminosas que ainda atuam em solo nacional”.

Segundo ele, o órgão ficou com muitas lacunas decorrente de aposentadorias e exonerações, sendo, então, necessário que a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) tenha um efetivo capaz de apoiar as unidades federativas, “especialmente no que concerne à garantia dos direitos humanos dos indivíduos privados de liberdade e seus familiares, servidores e sociedade”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?