metropoles.com

“Missão dada é missão cumprida”, diz ministro do TSE a Moraes em diplomação de Lula

Ministro Benedito Gonçalves abraçou Alexandre de Moraes e proferiu a frase após o presidente do TSE pedir que o colega chamasse Lula à mesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
STJ/Divulgação
Ministro Benedito Gonçalves, do STJ
1 de 1 Ministro Benedito Gonçalves, do STJ - Foto: STJ/Divulgação

Ao ser chamado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para conduzir o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, à mesa para diplomação, o ministro do TSE Benedito Gonçalves parou, abraçou Moraes e disse: “Missão dada é missão cumprida”.

A declaração foi uma quebra de protocolo na cerimônia desta segunda-feira (12/12). Em toda diplomação, dois ministros do TSE são chamados para conduzir o presidente eleito. Outros dois ministros acompanham o vice-presidente eleito até a mesa.

No caso de Lula, Alexandre de Moraes disse: “Solicito que suas excelências, o ministro Ricardo Lewandowski e o ministro Benedito Gonçalves, conduzam ao plenário o excelentíssimo presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva”.

Lewandowski passou direto e foi cumprir o rito. Benedito, no entanto, parou ao lado de Moraes e fez o comentário: “Missão dada é missão cumprida”.

Nas redes sociais, a fala foi usada de maneira descontextualizada por bolsonaristas para criticar a Corte e a condução das eleições de 2022. Ao Metrópoles, o TSE negou quaquer irregularidade na cerimônia.

Veja posts: 

Benedito Gonçalves é ministro com uma série de ações importantes contra fake news e em processos que podem levar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) dentro do TSE. O uso político da fala foi usado sempre em tom de associá-lo a Lula e acusá-lo de parcialidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?