metropoles.com

Ministros tentam acelerar agenda verde no Senado pré-COP29

Haddad e Padilha participaram de almoço na residência oficial do Senado para discutir os projetos das eólicas offshore e crédito de carbono

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
imagem colorida mostra fernando haddad e rodrigo pacheco - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra fernando haddad e rodrigo pacheco - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Fernando Haddad (Fazenda) se reuniram nesta quinta-feira (31/10) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar dos projetos que regulam o mercado de carbono e as eólicas offshore, itens da chamada agenda verde.

O intuito do Executivo e Legislativo é avançar com a tramitação das propostas antes da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão.

O senador Efraim Filho (União-PB), que também estava no encontro, informou que a intenção do Congresso é votar as propostas nas próximas semanas, antes do P20, encontro dos parlamentares do G20 que acontece no Congresso a partir de quarta-feira (6/11).

“A minha expectativa é que na reunião de hoje foram resolvidos todos os impasses e hoje o esforço é para ajuste de redação, sintonia de técnica legislativa, mas me parece que o consenso entre Câmara e Senado está bem próximo de ser obtido, entre os relatores da Câmara e do Senado. E aí vai vir a votação, espero que semana que vem ou no máximo na semana seguinte”, indicou.

O Projeto de Lei (PL) 182/2024 institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), que prevê um mercado de ativos que representam emissões, redução ou remoção de gases do efeito estufa. A matéria conta com a relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF).

Outro projeto colocado em discussão é o PL 576/2021, relatado pelo senador Weverton (PDT-MA). A matéria pretende sujeitar o aproveitamento do potencial energético offshore no Brasil, quando se utiliza a força dos ventos no oceano para a produção de energia renovável.

A tramitação das propostas deve ocorrer de forma mais célere, visto que a COP29 está marcada para ocorrer entre 11 e 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão. O evento é estratégico para o Brasil porque a próxima edição dele, a COP30, será sediada em Belém do Pará.

Crédito de carbono

O Brasil, em 2021, teve o segundo maior aumento de emissões de gases de efeito estufa em cerca de duas décadas, segundo informações do Observatório do Clima. No período, o país teve um aumento de 12,5% e emitiu 2,4 bilhões de toneladas de gases.

A proposta que tramita no Senado Federal visa regular o mercado de carbono, que consiste em criar cotas para emissão de gases do efeito estufa. Dessa forma, quem emite menos poluentes terá acesso a créditos que podem ser comercializados com empresas que ultrapassaram a meta.

O projeto estabelece que as cotas serão distribuídas gratuitamente ou leiloadas. A arrecadação proveniente do SBCE será direcionada, em grande parte, para um fundo gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o intuito de financiar pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono.

Eólicas offshore

Segundo o Global Wind Energy Council (GWEC), a geração offshore atingiu mais de 55 GW de capacidade instalada no mundo.

A proposta, que tramita no Senado, estabelece um sistema de uso de bens da União para empreendimentos offshore, incluindo as participações governamentais, e inclui os empreendimentos de geração de energia no mar ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?