Ministros iniciam negociações de reajuste salarial para servidores
Intuito do encontro dessa segunda-feira (30/1) foi realizar uma reunião preparatória para que o debate sobre reajuste continue em fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
Negociações do reajuste salarial para carreiras do serviço público do Executivo tiveram início nessa segunda-feira (30/1), em reunião entre representantes da classe e autoridades. O intuito foi realizar um encontro preparatório para que o debate continue em 7 de fevereiro.
A reunião contou com a presença de diversos ministros para tratar do tema. Participaram da reunião os representantes das carreiras do Executivo, a ministra da Gestão, Esther Dweck; o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; e o secretário de Gestão de Pessoas, Sérgio Mendonça.
Os salários estão congelados há seis anos. Ao longo da pandemia de Covid-19, uma lei manteve os vencimentos de 2020 e 2021, mas havia categorias sem reajustes desde 2017.
“A reunião preparatória foi muito proveitosa, pois tivemos a oportunidade de levar o nosso pleito, mostrando o quão é importante o reajuste salarial, em isonomia com os Poderes Judiciário e Legislativo, cujo reajuste já foi concedido”, explica Janus Pablo, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.
“Nós saímos da reunião com a garantia de que será apresentado um calendário sobre a questão do reajuste do Executivo em 2023, o que o já é um ótimo sinal”, completa.
Os recursos para o reajuste dos servidores do Executivo já estão aprovados na Lei Orçamentária de 2023 (LOA 23), não gerando novos gastos além dos já previstos para o Governo Federal.