Ministros do STF participam da cerimônia de posse de Lula no Congresso
Por volta de 13h30, Moraes e Lewandowski chegaram ao Congresso Nacional. Rosa Weber, Toffolli e Gilmar Mendes também estarão presentes
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos cinco dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) participarão da posse do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , neste domingo (1º/10).
Por volta das 13h30, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes chegaram ao Congresso Nacional para aguardar o evento de posse. Minutos depois, Dias Toffoli também chegou ao local.
Chefe do Poder Judiciário, a ministra Rosa Weber tem obrigação formal de participar e confirmou presença. Gilmar Mendes também estará no Congresso, onde ocorre a solenidade.
Luiz Inácio Lula Da Silva tomará posse como presidente da República pela terceira vez. Além das cerimônias no Palácio do Planalto, Congresso, Itamaraty e do tradicional desfile em carro aberto na Esplanada dos Ministérios, o dia será marcado por um festival musical que contará com 60 cantores, simpatizantes à futura gestão do PT – o Festival do Futuro – ou, como tem sido chamado nas redes sociais, Lulapalooza.
A tradicional passagem da faixa presidencial não será feita de um mandatário para o outro neste domingo, uma vez que Bolsonaro está no exterior, mas, ainda assim, a solenidade ocorrerá normalmente.
Transporte, segurança, shows: tudo sobre a posse de Lula em Brasília
Desfile
Lula vai desfilar em carro aberto em sua cerimônia de posse. A equipe de segurança do presidente chegou a cogitar a possibilidade de o petista utilizar um veículo blindado. Neste domingo (1º/1), no entanto, foi confirmada a passagem pela Esplanada dos Ministérios no tradicional Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952, um automóvel conversível.
Lula rejeitou a recomendação da segurança e optou pelo carro aberto para estar em contato com o público. O presidente da República eleito considerou que não pode ficar refém de ameaças. Entretanto, em caso de chuva, o veículo fechado pode ser utilizado.