Ministros de Lula irão participar do “Chamado de Raoni” em MT
Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, confirmaram presença no evento
atualizado
Compartilhar notícia
Um das principais lideranças indígenas pela defesa do meio ambiente e pelos direitos dos povos originários, o cacique Raoni Metuktire convidou autoridades de diversas etnias e representantes de Estado para participar do “Chamado de Raioni”, na aldeia Piaraçu, no município de São José do Xingu, em Mato Grosso. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, confirmaram presença no evento.
O evento irá acontecer entre os dias 24 e 28 de julho, na aldeia do cacique Raoni. Durante o encontro, os líderes indígenas de todas as regiões do país irão debater sobre a participação política dos povos originários. O Marco Temporal deverá aparecer no foco das discussões.
O encontro é fechado para convidados do próprio Raoni. Todos deverão dormir em barracas ou redes e a organização irá fornecer banheiros químicos e chuveiros para todos que participarem do evento.
A aldeia Piaraçu está localizada a 42 quilômetros do centro do município de São José do Xingu e a 952 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso.
Além de Sonia Guajajara e Joenia Wapichana, a expectativa dos organizadores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareça ao encontro. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e a deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG) também confirmaram presença.