metropoles.com

Ministro suspeita que balão ou curto tenha causado incêndio no Museu

Sérgio Sá Leitão disse ao Metrópoles ter sido informado a respeito das hipóteses nesta segunda-feira (3/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Sérgio Henrique Sá Leitão Filho
1 de 1 Sérgio Henrique Sá Leitão Filho - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Enquanto o Corpo de Bombeiros continua a realizar o trabalho de rescaldo, a fim de combater possíveis focos de fogo no Museu Nacional do Rio de Janeiro, alvo de um incêndio no domingo (2/9), algumas hipóteses acerca do que pode ter provocado a tragédia começam a ser levantadas. Uma suspeita é de que um balão teria caído no teto do prédio, conforme relatou ao Metrópoles na manhã desta segunda-feira (3/9) o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Outra possibilidade é a de que pode ter havido um curto-circuito em um dos laboratórios do instituto. “Me passaram hoje essas duas hipóteses. Mas está sendo apurado ainda”, afirmou o ministro, ao ser questionado a respeito das investigações em curso referente à destruição de um dos patrimônios culturais e históricos do país.

O incêndio no museu situado na Quinta da Boa Vista, na capital fluminense, foi controlado por volta de 3h desta segunda. Integrantes da Polícia Federal, Polícia Militar e da Guarda Municipal, além de profissionais de saúde, também foram chamados para colaborar com os trabalhos do Corpo de Bombeiros.

História
O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Museu Nacional do Rio de Janeiro oferece cursos de extensão e pós-graduação em várias áreas de conhecimento. Para esta semana, era esperado um debate acerca da independência do país. No próximo mês, estava previsto o IV Simpósio Brasileiro de Paleontoinvertebrados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?