metropoles.com

Ministro rejeita alta no preço do arroz no Mercosul: “Buscamos outro”

Ministro disse, ainda, que o aumento de preço do arroz pelo Mercosul não seria justo e que os países-membros “vão voltar para a realidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Araujo/Mapa
Imagem colorida do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante audiência pública do governo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante audiência pública do governo - Metrópoles - Foto: Antonio Araujo/Mapa

O leilão de compra de arroz fornecido pelo Mercosul nesta terça-feira (21/5) foi suspenso. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, “nós demos uma demonstração ao Mercosul de que, se for querer especular, nós buscamos de outro lugar”, disse ao G1 nessa segunda-feira (20/5).

De acordo com o ministro, o leilão foi suspenso após o Mercosul aumentar o preço do cereal em até 30%.

O objetivo do ministério era adquirir toneladas de arroz dos países vizinhos do bloco, com a intenção de aumentar a oferta no mercado interno e evitar a alta de preços para os consumidores devido às enchentes no Rio Grande do Sul, principal estado produtor do grão.

“Nós íamos comprar 100 mil toneladas, mas, pelos preços que o Mercosul estava anunciando, compraríamos só 70 mil. Certamente, eles vão voltar para a realidade, porque não é justo”, afirmou Fávaro ao G1.

Após as especulações, o ministro se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para uma reunião de emergência, na última quinta-feira (16/5). O ministro explicou que a suspensão do leilão e a isenção do imposto de importação do arroz foram decisões tomadas pelo presidente.

Três tipos diferentes de arroz foram zerados para importação, segundo o governo federal, até 31 de dezembro deste ano, devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Não há nova data para o leilão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?